Dia do Marisco – Navalheiras!!

MAQS -Como a Varroa  atua (Atenção que com 1 ninho apenas 1a tira se usa para evitar sobredosagem)

5 respostas a Dia do Marisco – Navalheiras!!

  1. Harald Hafner diz:

    Aqui um podcast de uma conferencia sobre abelhas no seu habitat natural na alemanha este verão. O contributo do director da reserva florestal e apícola em Bashkiristão pode ser interessante respeito o tema do blogue. Tal vez a sua esposa pode dar uma ajuda na tradução……https://www.youtube.com/watch?v=TkMfcm0QvRs

  2. Nuno Garcia diz:

    Boa noite Afonso,

    Gostaria de receber algum feedback em relação ao produto MAQS. Pois os últimos relatos que ouvi, apontam para que a rainha, por vezes, para a postura devido à libertação do ácido formico, inclusivamente mata a criação aberta … Já usou ? Estes relatos são reais ?

    Obrigado,

    Nuno Garcia

    • Olá Nuno,
      Nunca usei MAQS pois tenho bastante experiência a lidar com fórmico e como tal faço tratamentos flash ou uso o Mitegone que é similar.
      O problema do MAQS cá é a volumetria da nossa caixa, visto estar desenhado para um volume de 2 ninhos Lang. Assim temos de usar apenas 1a das almofadas em ninho Lusitano ou 1 ninho Lang, e para reversível a dose deveria ser apenas 2/3 de uma almofada, ou em caso de uso de 2 ninhos ser 1 almofada e + 1/3.
      Quanto a parar a postura, é absolutamente normal em fórmico ou timol…seja qual for a fórmula!

  3. Pedro Miguel Alves Dinis diz:

    Olá Afonso, o uso flash de fórmico estou a fazer conforme aprendi na formação (Sertã) com bom resultado. Agora tenho uma questão, aqui na minha zona Coimbra agora é uma verdadeira Primavera devido ao eucalipto, estão cheias de criação e a varroa está a subir, para a controlar no final de Janeiro início de Fevereiro estava a pensar tirar o mel operculado e tratar com ácido oxalico sublimado em 3 aplicações se tiver infestação superior a 4%, o que me parece possível pois agora estão com 2,4%. Se for taxa inferior a 4% esperava para Março e fazia corte de zangões com limão. Tens alguma experiência com oxalico sublimado? Sei que são zonas diferentes, mas o que farias? É que se o tempo permitir vai entrar néctar ininterruptamente até Junho, embora com alguns picos claro, e ainda irá chover também.
    Só tenho 4 colmeias tenho tempo para contagens de varroa e boa vigilância.
    Obrigado por tudo o que tens feito pela apicultura e pelos conhecimentos partilhados.
    cumprimentos
    Pedro Dinis

    • Olá Pedro!
      Como é bm ver que as formações dão resultados práticos!!

      Eu nao uso oxálico sublimado, e se usares, atenção à máscara que usas, pois é muito agressivo para os rins humanos, gerando pedra nos rins.
      Acredito que dentro de 1 mês devem estar nesse limiar dos 4%, pelo que se tiveres zangão podes retitrar o que houver selado. Podes também retirar um quadro de mel e colocar na posição 2 um quadro de ninho apenas com uma tira de cera da meia alça. Abaixo começarão a fazer zangão…e depois já sabes como atuar em março.
      Tens colmeias em expansão, pelo que até Março não devem passar os 8% de varroa, e portanto deves poder esperar e aí atuar.