Mas que grande Cruz!

Hoje foi dia de ir à Cruz, e tal deixou-me radiante…ao contrário do Almo que é tradicionalment o meu apiário que mais sofre no inverno, e que arranca mais tarde. Este ano não foi excepção, e o almo que tinha bstantes enxames de outono tinha algumas baixas nesses núcleos. Mas tal já era esperado, e portanto tinha substitutos prontos…também eles núcleos de outono.

O Almo não me deixou triste…está como era esperado. É o meu apiário com mais flores todo o inverno…mas o mais frio, o mais exposto. Por isso, apesar dos eucaliptos, de já ter alguns ha de azedas em modo amarelão e quase 5000m2 de favas logo a 100m que entram em flor daqui a nada. Mas ali…quer elas trabalhem ou não, todas as colmeias Invernam.

Mas voltemos à Cruz,

É no Inverno a menina dos meus olhos. Sempre abrigado do vento, sempre ao sol, sempre perto das flores de Inverno. E hoje, antes do boom das azedas, lá fui fazer os trabalhos. Apenas 1a baixa, uma colmeia que tombou por azelhice minha, e as restantes 24 parecem toiras, pesam chumbo.

Não sei se alheio a isso ou não o facto de nunca o ter usado para a producção de mel, teve em 2016 a produzir desdobramentos e muito pólen, teve as raínhas substituidas em Abril e novamente em Junho…e como isso se nota! Nada faz melhor a uma colmeia do que uma nova monarca, do que pausas de postura, do que quebrar o ciclo da varroa e dar-lhes marteladas sucessivas e do que arrancar uma campanha com uma raínha que nunca se desgastou a produzir todo o seu potencial durante semanas consecutivas. Aquelas abelhas são as meninas dos meus olhos, e vão este ano pela primeira vez produzir mel, juntamente com pólen e pelo menos 2 enxames por caixa que esteja forte. São já todas raínhas puras ou híbridas bem próximas daquilo que quero ser o meu produto final.

Tudo encaminhado…amanhã há mais!!, e as colmeias agradecem o carinho, o conforto que a pasta lhes dá. Agora espero que respondam a isto com maior % de campeiras na recolhe de pólen, e logo em seguida as raínhas darão por isso com ovvooossss.

É este o efeito dos dias já a crescer…torna-nos mais optimistas. (o dia já cresceu 3 minutos em relação à noite)

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

