Sempre a Abrir!!

Hoje fui a Sul, Hoje gostei do que por lá vi…

As abelhas já reagem à alimentação e a aos dias crescentes e com algumas flores de tojo e urze branca que começa a abrir.

Hoje dei-lhes com o acelerador líquido e com mais meia carga de pasta. Pois começam a haver algumas reservas de pão de abelha e néctar reçém entrado. Mas antes prevenir que remediar, e 1 estalo de líquido e 500gr de pasta devem deixar tudo acelerado.

Amanhã vou fazer o mesmo aos mini-núcleos e núcleos noutras paragens.

Começa assim a acelerar lentamente o 2017, e num piscar de olhos estaremos a plena campanha e a trabalhar “arround the clock”.

Venham de lá esses dias luminosos…

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

15 respostas a Sempre a Abrir!!

  1. Pedro Miguel Alves Dinis diz:

    Por incrível que pareça hoje apanhei o meu primeiro enxame, saiu de uma colmeia minha, que comprei em núcleo em Agosto, tinha neste momento ninho e 2 meias alças, por sorte estava por lá no momento… Como quem me vendeu o enxame tem o hábito de aparar as asas às rainhas consegui encontrar a rainha no chão e o enxame numa Oliveira a 2 metros. Juntei tudo e preencheu uma caixa reversível todos os 10 quadros 🙂

  2. Elsa diz:

    Bom dia
    Preciso de ajuda sou do distrito de Santarém mais propriamente do concelho de Coruche e gostava de tirar um curso de Apicultura.
    Já pesquisei e encontrei um de Apicultura biológica de 2 dias não sei se é o certo, alguém me dá umas dicas? É mesmo para produzir.

  3. JG diz:

    Bom dia
    Pedro, isso é um que se chama de “abelhas madrugadoras” já a enxamear 🙂
    Este fim de semana quero ver se tenho tempo para tratar as minhas com o acido formico, é capaz de ser um pouco cedo mas depois começa a ser tempo de colocar alças…e já não gosto de utilizar o acido com as alças…manias 🙂

    • Pedro Dinis diz:

      Também foi mau maneio pela minha parte, entrou muito nectar em pouco tempo, tenho eucalipto em abundancia…. Meti meias alças a medo por causa da incerteza do tempo e deu nisto, agora tenho medo é que a colmeia mãe não consiga fecundar a rainha devido ás temperaturas que acho que vão baixar (Coimbra), mas algo se vai resolver.

      • Pedro Dinis, não há mau maneio que justifique enxameação em Janeiro com temperatura máxima diária de 15ºC e mínimas abaixo de 10. Se elas se sentem quentes assim, então em Maio o que será!! Uma boa colmeia deve encher literalmente de abelhas ao ponto de ter abelhas visíveis nas ripas de baixo dos quadros ou barbar a meio da noite numa altura destas, mas jamais enxamear. Temos é a sorte de ter fluxo e clima que permite tudo, até inclusivamente que muitos enxames sobrevivam (mães e filhas) após uma situação destas. Imaginemos o que um bom enxame que nao saia da caixa pode produzir com um fluxo desses e bom tempo que está previsto todo o Janeiro? Daria 5 ou 6 alças…em vez de uma carga de trabalhos e incertezas.

  4. Pedro Miguel Alves Dinis diz:

    Este ano tens de me arranjar 2 rainhas fecundadas, para experimentar, na altura certa faço a encomenda, sou apicultor de fim de semana só quero no máximo 10 colmeias. Abraço

    • Ui, isso é que não vai ser fácil. Pois as encomendas de 2017 estão esgotadas desde Novembro. É que só para mim faço umas 500 raínhas…mais as cerca de 200 que vendi. Pró ano 2018 espero ter bastante mais apacidade de fornecer, pois farei já mais de 1000 por ano se tudo correr bem.

      • Pedro Miguel Alves Dinis diz:

        Ok, um dia espero vir a experimentar essas rainhas, só por curiosidade e paixão pela apicultura.

  5. JG diz:

    Boa noite
    Desculpem voltar à tecla dos tratamentos com acido formico em janeiro (zona de Ferreira do Zêzere), alguém mais experiente que eu comente e diga se acha muito cedo, e se as abelhas correm algum risco, ou mesmo até a rainha. Estou a pensar fazer 3 tratamentos semanalmente (um por semana) com 60ml de acido (a 70%) de cada vez.

    obrigado

    JG

  6. JG diz:

    Pois….quem sabe…sabe!…vou ter em atenção a tua opinião, abelhasdoagreste.
    Obrigado pela dica

    JG

  7. Tojo Serra diz:

    Boa tarde, gostava de colocar uma questão, não será o melhor tópico para a fazer, mas aqui fica.
    Vou iniciar-me agora na apicultura, tirei uma formação de iniciação à apicultura em Santarém, em Setembro ou Novembro não me recordo, agora já comecei a comprar umas colmeias, vou começar somente com 4, e tenho andado à procura de um local para o apiário.
    Como não tenho terreno tenho de estar sujeito ao que tenho conseguido autorização, assim muito provavelmente irá para este local, fica não no meio da Serra da Arrábida, mas já numa zona abrangida pela flora da mesma.
    O apiário ficará num terreno disponível, que deixo a foto em anexo, apesar de estar uma edificação perto a mesma está abandonada, as habitadas estão a mais de 100 metros, no local onde é possível colocar, para cumprir as distâncias será onde coloquei o risco a vermelho, no entanto, pelo menos agora no inverno, devido às árvores em frente, a partir das 15:30h já está à sombra, tem uma vantagem de ficar protegida pela vegetação a norte dos ventos predominantes nesta zona.
    A minha questão é a seguinte, qual o numero de horas por dia que a colmeia deverá ter? Será que o local é muito sombrio ?
    Já agora a inclinação das colmeias como está no desenho será a mais correta? Muito obrigado.

    Fica o link da imagem https://drive.google.com/file/d/0B7UDhNaXFfnfbmZUSzJTS1REVUE/view?usp=sharing

    • Olá, e parabéns pelo início na atividade.!
      Pelo que me dá a entender, e para 4 colmeias, o local não deve ser problemático.
      O Ideal é contactar depois os apicultores vizinhos afim de soncronizar com eles os tratamentos e princípio ativo.

      Saudações,

      Afonso

Deixe uma Resposta

