Varroa’s Week (Semana da Varroa)

Pois é,

Hoje inicia-se a Semana da Varroa, em que serão disponibilizados alguns vídeos (são em Inglês mas é o que há) sobre o tema, no que entendo ser provávelmente a melhor apresentação que conheço sobre este flagelo.

É claro que temos de descontar o fator clima, tal como é referido em algumas partes da apresentação, mas todos poderão ficar a conhecer bem melhor o Inimigo!!, e conhecimento é Poder.

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a Varroa’s Week (Semana da Varroa)

  1. José Marques diz:

    Olá Afonso

    Cumpre-me dar notícia da alteração das previsões de longo prazo que apresentei há dias .
    Há apenas uma pequena alteração: o mês de Março que se apresentava chuvoso, com 19 dias de chuva ou aguaceiros, agora será seco (3 dias de chuva ) .
    Até lá, recomendo aos caros acompanhantes que consultem as previsões e ajustem os programas (diariamenre ! ) .
    Cumprimentos

  2. Paulo JMD Silva diz:

    Afonso do Agreste não coloques apenas os vídeos pois há muito apicultor que não entende inglês, sei que te falta tempo mas escreve um pequeno resumo sobre o conteúdo de cada vídeo.

    O título de cada nova entrada no teu blog também podia refletir melhor o que vais escrever, assim facilitaria imenso as pesquisas e inclusive se tu um dia quiseres encontrar algo fica mais fácil.

    Sobre o essencial da varroa tens também este vídeo de um dos melhores cientistas apícolas da atualidade.

    Abraço e boa apicultura para todos.

  3. Oi Paulo, esta é a minha época de estudos. As x não abunda o tempo, pois a minha filha quer-me junto dela e é o último mês em que a vejo todos os dias (até Agosto).
    Esta semana vou disponibilizar diáriamente cada uma das partes desta apresentação, que além de imensamente completa é bastante mais recente do que a que apresentas.
    Quanto ao facto de ser em Inglês, terão de ser os apicultores a rodearem-se de família ou amigos que ajudem neste caso, embora a infografia ajude bastante.
    O objetivo é disponibilizar a informação mais atual aos apicultores com o tempo que tenho.
    Esta foi uma grende conferência!! muitíssimo completa e um exemplo que deveríamos seguir cá.
    Gostava muito de um dia poder disponibilizar esta informação em Português e já corrigida para o nosso clima…mas dá pelo menos 3 dias de trabalho e outro dia para a apresentar, pelo que só faria sentido se fosse para uma grande audiência, e colocado depois no Youtube para poder chegar a todos.

    • Paulo Jmd Silva diz:

      Tens uma simples solução, pede a alguém que filme as tuas formações com um equipamento razoável (pelo menos camera sobre tripé e microfone sem fios) e depois te dê os vídeos para que possas partilhar as partes que quiseres 😉 (Pelo menos tens a informação na cabeça e muito jeito para a partilhar de forma oral.)
      É algo que vejo em diversos acontecimentos apícolas como o National Honey Show na Inglaterra e outros similares pelo mundo, até mesmo algumas associações/clubes de apicultura quando alguém importante lá vai falar. Por cá infelizmente é coisa muito rara e quando o fazem é com uma qualidade muito baixa e/ou duração muito reduzida (alguns nem se dão ao trabalho de parar de gravar quando o formador termina uma frase ou assunto).

      Continuação de bom trabalho e boa apicultura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s