Realeiras On!

Ontem foi dia de ir espreitar se as realeiras haviam sido iniciadas após o pick de 3a. Foi o primeiro de 2017.

Na próxima 3a haverá nova ronda, aproveitando o disparate de abelhas que vão nascendo entretanto nesta criadeira e fazendo assim mais umas 30 a somar às cerca de 30 já iniciadas pelas abelhas e que por essa altura estarão seladas e a apenas 3 dias da recolha.

É assim a vida de apicultor na primavera! Daqui em diante um pick semanal, todas as 3as feiras (permitindo o tempo), espero que permita 16 transferências de larvas, 2as por criadeira…e que terá o clímax em Maio com a Mega transferência que originará realeiras para trocar na entrada de Junho todas as raínhas de producção.

Faltam pois muito poucos dias para as primeiras raínhas fecundadas (em Outubro passado) começarem a entrar para núcleos e outras viajarem até aos clientes que as encomendaram atempadamente no Outono passado, e que assim podem desdobrar as suas colmeias agora nas amendoeiras transmontanas e têr os núcleos com meias alças no Rosmaninho.

São tempos de trabalho…é tempo de também começar a preparar os capta-pólen que eram para entrar ao serviço já amanhã, mas que vou atrasar uns dias devido à chuva prevista para daqui a pouco mais de uma semana e temperaturas ainda baixas. Farei assim os desdobramentos 1º e aproveitando a viagem para colocar os capta-pólen e deixá-los abertos já colocados. Depois é só fechar…

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Realeiras On!

  1. Miguel Rodrigues diz:

    Boa noite Afonso
    Tendo eu iniciado agora a criação de rainhas para o aumento do meu efetivo surgem algumas dúvidas que não vem esclarecidas nos livros, que tempo mais ou menos podem estar as rainhas presas nas gaiolas de protecção de Alvelos?
    Cumprimentos Miguel Rodrigues

  2. Miguel, não sei ao certo. Mas após as 48h de nascidas a introducção começa a ter menos aceitação por parte das colmeias que as recebem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s