Magia!

São momentos mágicos estes que se vivem aqui no Agreste,

InkedFotografia0656_LI.jpg

As primeiras raínhas fecundadas já seguiram viagem…poucos minutos após terem sido colocadas nas gaiolas. De 4a feira em diante serão Transmontanas, e desejo-lhes vida longa e produtiva. São ainda do lote que fecundou no outono, e espero que após aceitação o seu novo dono me consiga enviar umas fotos das colmeias que as acolherão aquando do fim do fluxo do Rosmaninho.

Boa Sorte!!

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

6 respostas a Magia!

  1. Eduardo diz:

    Boas Afonso! Tenho uma duvida! Este ano tenho a maior parte das colmeias fortes,e o que é engraçado é que as que tenho mais fracas foram as que mais produziram verão!! Atenção que estão fracas em termos de população pk de reservas têm para comer e vender!!
    Sera que la para setembro valeria a pena desbloquear o nino para as estimular? Pk aki na zona existe bastantes eras e uvas, e este ano andavam malucas nas eras mas estando elas bloqueadas a rainha teria espaço para por ovos?

  2. Eduardo, desbloquear sempre em fluxos de pólen e entenderes o teu fluxo. Se estão bloqueadas vais tirando o que está a mais e inserindo laminas (progressivamente e dependendo das temperaturas nouturnas) no centro da cria.

  3. Ricardo diz:

    Olá Afonso,
    Gostaria de lhe perguntar como você mantém as suas rainhas fecundadas do Outono (para vender depois de Fev, tal como fez neste post). Será que você mantém as rainhas fecundadas em núcleos ou nucléolos. Pensando no último caso, elas não teriam espaço para postura, certo?. Por outro lado, no primeiro caso, não faria sentido em termos monetários estar a vender rainhas quando poderia estar a vender o enxame de abelhas certo?

    Obrigado, Cumps

    • Olá Ricardo,

      Inverno as raínhas nos meus mini-núcleos.
      E vendo tanto raínhas como núcleos agora na Primavera, mas em números limitados, pois preciso de parte delas para mim.
      Ainda na próxima 2a feira seguem mais umas 20…mas que tive de as cuidar bem no Inverno com alimentação a cada 15 dias.
      Não uso banco de raínhas, pois axo que isso afetaria a qualidade da mesma.

      • Ricardo diz:

        Olá Afonso, obrigado pela prontidão no seu esclarecimento. Apenas mais uma informação que revela o meu perfeito desconhecimento na matéria:
        Se as rainhas estão dentro de “mini-núcleos”, estas estarão confinadas a um pequeno espaço de postura, e como tal a tendência de enxameação será multiplicada por um grande factor. Desta forma como consegue mantê-las sem que elas “dêem à sola”. Coloca alguma entrada que permita só a entrada e saída de abelhas e não da rainha?

        Cumprimentos apícolas!

  4. Ricardo, no Inverno dificilmente um enxame procurá nova casa. Entretanto inicia-se a nova campanha e os demasiadamente fortes doam aos mais fracos recursos, bem como aos que as raínhas não fecundaram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s