O Limite

Conforme a apicultura vai crescendo, vou obtendo mais claramente a noção de quais os limites de uma operação gerida e trabalhada por apenas 1 homem. E estou muito próximo desse limite, ou já o ultrapassei mesmo…, e aterroriza-me a idéia de ter de encaixar ainda os 3 apiários (2 de producção e um de núcleos) que irei instalar este ano. Serão 17 os apiários dentro de 1 par de meses.

Assim, tenho de encontrar soluções para tornar a apicultura mais eficiente.

Muitas destas alterações passam por melhor organização, por mais eficássia em algumas coisas, muitas delas se passam no armazém.

Para já, o auxílio da minha mulher em época alta vai permitindo aliviar-me de algum trabalho de armazém, mas mesmo assim começa a ser custoso. Ainda para mais nos já instalados haverá mais 100 caixas de fecundação.

Outra boa nova é que as alças estão prestes a terminar, o que deveria acontecer apenas daqui a 1 mês. Sinal de que as abelhas estão adiantadas. E que se me vir obrigado a usar a reserva delas de cera puxada…é sinal que estou bastante aflito. Menos mal que o Sr. Manuel me trará mais 200’as já dentro de 15 dias. Espero realmente usar todas!!, assim ajudem Abril e Maio.

A época de criação de raínhas entrou na 4a semana, sinal que as da 3a ronda estão a caminho do campo hoje.

Fotografia0676

Para grande agrado, as coisas estão a saír bastante bem também neste capítulo, e as da 1a ronda já apresentam postura, a maioria dessas estão nos núcleos que foram vendidos.

A campanha de pólen, apesar de eu só ter colocado 100 capta pólen, já rendeu ontem 4 alguidares, algo já agradável!, e na próxima 2a feira abrirei todas as colmeias afim de lhes dar 48h de recolha antes da chuva prevista.

É assim nesta Primavera adiantada!!,

E se não houver cataclismos, haverá colmeias a levarem a 4a meia alça antes do 1º de Abril. Há pois muita esperança nesta campanha, em que seja ainda melhor que a do ano passado. As abelhas, o tempo e o maneio têm sido sempre em crescendo…e isso reflete-se. Varroa também em mínimos e a ser continuamente crestada via cria de zangão.

Único ponto negativo da semana foi o sr Javardo me ter virado uma colmeia por se querer coçar. É do tamanho de um burro este menino e tem umas navalhas que tiram a casca dos carvalheiros à altura da minha cintura.

Pois ajude S. Pedro!!

 

 

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a O Limite

  1. Pascoal diz:

    Afonso, eu tenho a solução para o srº javardo.

Deixe uma Resposta

