Todos contentes! Ó virgem das capelinhas…

Por estes dias, na Internet começam a circular vídeos e mais vídeos sobre a gloriosa entrada de enxames provinientes da Vírgem das Capelinhas…

Há os grandes, os afoitos, os bonitos e os minorcas!

E apicultores E donos de abelhas E curiosos muito mas muito felizes mesmo com esse acontecimento.

Eu também comecei assim…mas hoje em dia apenas tenho 1a caixa caça enxames…e não me dá orgulho algum caçar um enxame. Apenas me dá um sorriso pelas memórias de tempos idos.

Mas o que mudou?

Mudei eu e a minha apicultura…mudou o maneio e ainda o tipo de abelha que tenho.

Felizmente à muito menor proporção de enxames apanhados (e sendo eu o apicultor com mais caixas do concelho), corresponde de sobremaneira a menor quantidade de enxames saídos apesar de haverem hoje muito mais colmeias. A menos enxames saídos corresponde àquela parede branca do fundo do armazém e que esteve meses tapada de alças, ter agora o branco bem visível. E portanto espera-se o proporcional aumento de mel colhido.

Esta é a minha crítica educada à euforia da enxameação…Não a desejo ver por aqui…e ficaria radiante no ano em que conseguisse enxameação = 0…nesse ano chamaria a mim próprio “Apicultor Competente”. Até lá…vou tentar sê-lo!!

 

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a Todos contentes! Ó virgem das capelinhas…

  1. Miguel Rodrigues diz:

    Boa noite Afonso
    Concordo plenamente com o que escreves, mas a uma coisa que ninguém pode negar dá um gozo tremendo apanhar um enxame hoje tive que subir à chaminé de uma casa para retirar um era pequeno deu um b trabalhão tremendo mas deu um gozo ainda maior e depois de saber que lá estava não podia deixar que o matassem. Sendo tu caçador é mais fácil rápido e seguro comprar um coelho no talho mas não a nada que dê mais gozo que seres tu a matarlo e andares com ele ao sinto .
    Abraço

  2. Miguel, é por essa vertente romantica que mantenho 1a caixa capta enxames.
    Mas dá-me muito mais orgulho hoje em dia os resultados do trabalho do que a “miragem” que é a enxameação. Quando é 1 ou 2 e em locais acessíveis é giro…nas chaminés não subo!

  3. Fernando Dias diz:

    Na minha pequena operação apícola ainda não saiu nenhum enxame. Enquanto isso tenho vizinhos a meter caixas isco em todos os cabeços e andarem todas as tardes a vigiar as colmeias para não deixarem que se vão embora. É assim o controle da enxameação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s