Dia Z

São dias de trabalho a sério,

Dias longos e em que se termina o dia a fazer lingotes de cera pura…Dia Z de Zangão!

Fotografia0682

Assim vejam que quando o falo nas formações é a realidade!!, quadros de zangão para a caldeira e cera linda em lingotes. Continuamos a crestar os diferentes produtos da colmeia!!

Por outro lado, gosto de por vezes lhes dar as boas noites, mas acompanhado pelos meus binóculos de aço. Que me acompanham nas noites em que decido deixar a caminha e os seus confortos e passá-las junto delas…A ver vamos se a minha Tanya não fica com ciúmes.

Fotografia0684

É assim a cada dia, é assim a Primavera!!,

12 respostas a Dia Z

  1. Joao Costa diz:

    Olá Afonso, depois da formação do ultimo fim de semana, Já coloquei os quadros de pesca de zangão, depois aviso do resultado. Abraço

  2. Jorge Filipe diz:

    Bom dia Afonso, são dias que deviam ter 48 h, ontem a tardinha junto delas já cheirava bastante a mel o que quer dizer se o tempo assim o permitir ela s vão melar bem. Abraço

  3. Nelson Nunes diz:

    Bom dia,
    Sr. Afonso, vou colocar capta-pólen pela primeira vez depois de passar estes dois dias de chuva.
    Eu pergunto, posso fecha-los de imediato assim que forem colocados, ou devo mantê-los abertos por um determinado período para habituação das abelhas. Obrigado

  4. Desde que não seja dia quente e sejam várias consecutivas, a melhor hora é ao final do dia para meter e fechar logo.

  5. Orlando diz:

    Boa tarde,eu coloquei os captapolen nao tenho experiencia e nao sei durante quanto tempo devem os captapolen ficarem fechados para apanhar o polen e quanto tempo devem ficar abertos para as abelhas entrarem com polen para a colmeia

  6. 3 semanas colocados se não vier mau tempo entretanto.

  7. Nelson Nunes diz:

    Bom dia, Afonso, coloquei os capta polen à noite como me disse, no dia seguinte, 20:00h,fui ver e encontrei um amontoado de abelhas na entrada, em pinha, pois custa-me ver esse cenário, eu pergunto, é normal, elas acabam por entrar durante noite, há alguma coisa a fazer? As que tinham mais pólen eram as que tinham menos abelhas à entrada como é lógico.

  8. É normal, e boa parte desse amontoado é composto por zangão!

  9. Fernando Dias diz:

    Esses binóculos de aço são fundamentais para espreitar os amigos do alheio. Que Deus nos proteja Afonso! Se calhar uma vara de zambujo verde faz o serviço e com menos riscos de os ter de pagar por bons!

  10. Podem usar-se com lentes de borracha, que marcam e deitam a baixo mas não chegam ao osso!