Lá se foi!

E assim perdi o primeiro enxame de 2017…talvez tenha feito um outro abelheiro feliz!! Assim o espero…

Mas a maré vai e volta…e ao arrumar a carrinha, mesmo antes de ir pró duche, afinal veio um outro ter a minha casa. Assim 1 – 1 é o resultado para já. Nada de alegrias, pois o que perdi me custará a diferença entre uma colmeia de 4 alças e a atual situação que nunca passará das 2as meias alças. E como vivo do meu trabalho, do meu cuidado e da minha atenção, é sinal que fui eu a falhar nessa situação e que me custa no bolso ao final da campanha…

Aqui as raínhas não duram muito, não o posso permitir. Mas o resultado está a ser uma imensidão de abelhas nas caixas, varroa bastante bem controlada, uns 30kg de cera já pronta para a moldagem e saída dos quadros de zangão apenas e alças a encher.

Próximo passo…começar a preparar a próxima colheita de pólen e preparar as datas para fazer mais de 500 realeiras que iniciarão a substituição maciça de todas as raínhas…mesmo das novas!

Aproxima-se o auge…

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

6 respostas a Lá se foi!

  1. Andre Matos diz:

    Afonso falamos no fds em Manteigas sobre as grelhas dos capta polen, podias enviar me as medidas e uma foto para fazer uns testes… cts

  2. Eduardo diz:

    Boas Afonso!
    Tenho 2 colmeias zanganeiras, posso introduzir rainhas fecundadas sem sacudir os quadros?

  3. Não convém!!, e é melhor mesmo com elas inserir 1Q de cria selada nascente.

  4. Eduardo diz:

    Afonso ñ tens rainhas fecundadas para venda?

  5. Eduardo, tenho, mas só por encomenda. Fecundadas nunca sobram!…estou a responder à tua questão e tenho uma caixa com 20 no colo 🙂
    Julho é a disponibilidade… Peço-te que encomendes no Inverno, pois assim terás quantas queres na semana que pretenderes.

Deixe uma Resposta

