Não te salvas…

Cada dia que passa sem chover é uma cerimónia fúnebre à Primavera que nunca chegou.

Hoje mais um dia de verão!, e se pelo Alentejo o terreno um pouco mais maçudo aguentou uma razoável entrada de néctar de rosmaninho, em Alcochete pelo contrário a média da producção rondará os 10kg de mel por colmeia…uma miséria do meu ponto de vista e tendo em conta as soberbas colmeias que lá estão.

Assim, deixei as melhores que enchem de abelhas e parcialmente de néctar 2as meias alças a selarem desde já e com mel claro o material que têm em cima. Retirei a 3a meia alça às que a tinham, pois não fará falta. E assim é o fado de um Abril em que ao invés de meter alças, se lhas tira.

Apenas 1a colmeia enxameou entre ambos os apiários que contam apartir de hoje com 51 caixas povoadas.

14 raínhas foram mortas (apesar de algumas não terem seguer 11 meses de idade) e portanto juntamente com os desdobramentos, 24 realeiras ficaram colocadas, sendo o início da renovação anual. Cerca de 30 têm assim já raínha de 2017, ficando para Maio as restantes.

O Lago dos Crocodilos destaca-se por ter mais rosmaninho, sendo que o do pinhal tem além de algum rosmaninho também o complemento das urzes. Mas neste caso o trevo que ali deveria ser a melada por eleição nunca apareceu devido à brutal seca que se revelou este mês…a antítese do ano anterior. O Pinhal tem os ninhos cheios de abelhas desde Novembro…mas se no ano passado entrou muito néctar mal parou a chuva, este ano por falta de sangue do solo as colmeias apenas recebem um pequeno fluxo que vai enchendo as alças a conta gotas. No ano passado diversos núcleos se desenvolveram e atingiram as 4 meias alças cheias…este ano parece que é tudo varrido a 2as.

Na próxima visita desdobrarei todas as que nesta não o foram, farei núcleos suficientes para deixar lá 66 caixas povoadas, matarei as restantes raínhas que hoje não procurei e terminarei em Maio a troca de todas elas.

Para Alcochete já é tarde demais…Mas para o Agreste ainda não, tendo forçosamente de chover antes de dia 10 para se salvar a campanha. O céu tem ares de trevoada, a luminosidade e vento de todos os quadrantes sugere um São Pedro aflito…mas sem saber onde fica a porta dos lavabos. Se chover será certamente muito em pouco tempo (temo que venha pedra)…se não chover será a continuação do cenário de Alcochete.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

8 respostas a Não te salvas…

  1. António Eugénio Raposo diz:

    Caro Afonso, no ano passado as poucas que tínhamos, estavam a levar 3º alça igual ao ninho ou 3º meia alça e diziam que sim! Este ano quase duplicamos as colmeias que supostamente iriam produzir, mas passeiam-se pela primeira ou segunda meia alça sem grande entusiasmo! Mesmo à nossa escala e bem perto de Alcochete, não está nada animador, se não chover vamos tirar menos mel do que há dois anos com apenas um terço das colmeias que temos actualmente a produzir.

  2. Como no meu caso há 2 anos foi o pior ano de sempre, axo que este ano vai ser apenas e só fraquinho se não chover sériamente na entrada de Maio. Mas também já corto as expectativas pela metade… Estão na Lezíria?

    • Carlos Figueiras diz:

      Olá Afonso,não tem a ver com o título, mas tenho 2 questões para te colocar:
      Quando te comprar os núcleos, há problema de eles ficarem ao lado das negras?

      Nesta altura do ano, de quanto em quanto tempo é que vais recolher o pólen, ou seja quanto tempo é que ele aguenta no capta-polem antes de o congelarmos?

      Abraço!

    • António Eugénio Raposo diz:

      Não . Estão na charneca.

  3. Olá Carlos,
    Nesta altura é como em todas as alturas…diria que se tempo seco e um pouco de vento com mais de 25ºC dá para ir a cada 3 dias. Se estiver mais fresco de 2 em 2, se chover ou abres ou vais todos os dias!!

  4. JG diz:

    Calma…
    Para há previsão de alguma chuva para o proximo fds 🙂

  5. Depois do que vi hoje na última colheita de pólen de Primavera…vai ser entre mau e muito mau…é a escolha que resta!

  6. JG diz:

    As minhas nesta altura andam no tremoço…mas se n chove os tremoceiros n crescem..logo n dão mais flor e esta passa-se rapidamente…..nem sei se esta flor é boa p o mel…mas elas lá andam

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s