O pó!

Assim estamos,

Terra transformada em pó e previsão de chuva que ainda ontem apontava para 11mm de precipitação, não são mais do que céu azul, frio e um vento de 60km/h que tudo desidrata ainda mais.

É o fim da expectativa de qualquer colheita significativa que seja…

Agora é pois tempo de preparar mais cedo do que seria suposto uma enorme leva de criadeiras, e além da prevista substituição das raínhas, haverá que retirar as alças que estejam a mais de cima das colmeias e deixar as que estão ocupadas pelas abelhas, aproveitando o pólen das silavas para que os núcleos cresçam, e aqueles 10 dias sem postura, para que ao menos a 1a meia alça possa terminar de encher.

Fotografia0705

É assim que se parece o céu, um azul brilhante e um vento que não consigo transmitir em fotos e que me varre a esperança.

Adiantarei assim os trabalhos de verão e irei começar a re-arrumar alças no armazém, alças que foram ao campo, ceras de lâmina que foram puxadas e que agora são arrumadas sem se estrearem com mel. – Porca Miséria!, e no fundo uma grande felicidade por não depender do mel para viver, mas que me corta em muito o rendimento e diminui bastante o que poderia ser um maravilhoso ano.

Há pois que começar a preparar 2018, deixando a cada colmeia que não produza apenas 3Q de cria aberta e 1a realeira, a todas as que produzam algo há que tirar 3Q para desdobrar, e há que começar já a alimentar os núcleos que daí resultem. Serão gastos muitos mais litros de xarope, talvez 2 a 3 tambores a mais do que seria suposto, visto que o orégão, o cardo e a silva não terão significativo néctar para dar, as abelhas têm de entrar o verão confortáveis e a varroa vai ter de ser também ela atacada desde já.

É o fim de uma campanha que poderia ter sido mágica!!, as abelhas não tendo faltado à chamada, mas tendo-se passado de inverno a verão com pouco mais de uma semana de intervalo. Esta parte deita abaixo a alma do apicultor, sem que este possa fazer algo.

Posso sim aumentar o efetivo e matar todas as varroas que conseguir, cumprindo objetivos vários e ultrapassando outros, bem como ter enxames extra que me possam encher no final da tágueda os novos apiários, e quem sabe se  logo em Fev o 18º e 19º apiários…que ainda não têm poiso, que não estavam previstos…mas para os quais vou avançar. Já dizia o Sábio!, antes loucura que maldade!!, ando sempre a dizer que não aumento mais, mas depois não me aguento.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a O pó!

  1. Hugo Martins diz:

    Olá Afonso!
    O são Pedro este ano voltou-se de costas para nós… temo que não será só este ano. As tendências climáticas estão-se a instalar e não parecem ser para melhor, aliás muito longe disso!
    Vai ser sem dúvida uma campanha para distinguir os apicultores dos criadores de abelhas e dos amantes das abelhas. São estas agruras que realmente fazem pensar no que será o verdadeiro sustento do apicultor, contudo ainda não me encontro totalmente desanimado com esta campanha!
    As colmeias que não enxamearam (por aqui a taxa de enxameação rondou os 50-60% quando costuma ser superior a 95%) por aqui timidamente estão a entrar na terceira meia alça enquanto que as restantes ficam muito atrás. Nem tudo está perdido e ainda falta o Maio, o mês que para mim decide tudo.
    Adivinho um Verão dificil para as abelhas se o calor vier em força, mas estamos cá nós para as ajudar a superar as privações quando necessário!
    Comparando com as médias de 20kg do ano passado penso que este ano ficaremos algures entre os 12 e os 15kg! O que para mim ja não é mau tendo em conta o contexto!

    Abraços
    Hugo

  2. Olá Hugo, quando me fazes uma visita?
    Aqui pior é impossível, e a silva absorveu estes 5mm de precipitação de Domingo, e nesta 6a prevê-se 12mm…só pode ser melhor! Mas a média aqui nao deve chegar aos 10kg este ano…safa-se o pólen!, e se chover o que está previsto para este mês, o verão só pode ser melhor que o trágico Abril. Ainda hoje abri uma colmeia com 9Q de cria e que puxou 4 alças, mas que deixou abandonadas as duas de cima…se a silva melar bem, pode ser que lá voltem!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s