Pó assente!

Ontem foi dia de apicultura pesada, com o retirar de muitas raínhas e fazer desdobramentos a Sul. Assim o apiário ficou práticamente cheio devido às 17 novas unidades que por lá ficaram…e se a conta por mim feita de que 15 fecundarão, serão então 56 caixas a povoar o dito, para uma capacidade máxima prevista de 60. Mel de rosmaninho vai ser pouco, mas deve chegar para encher 1 tambor.

Hoje houve ainda a boa notícia de ter chovido por quase todo o lado…insuficiente e tarde, mas ainda a tempo da silva e orégao poderem salvar um pouco dos estragos. Está pois assente o pó, e a terra deixou de ter gretas profundas. Caso se confirme nova dose prevista para dentro de 5 dias, então sim…as abelhas teriam a sua primavera atrasada e poderiam repôr um pouco da normalidade perdida.

A ver se é na próxima semana que o físico permite fazer um post sobre os meus núcleos, algo já várias vezes pedido, mas que tem sido adiado por falta de condições quer de tempo, quer de um telefone capaz de decentes fotografias.

2a começo a tirar raínhas velhas e com ela a re-povoar os estragos dos texugos aos mini-núcleos, visto que finalmente tenho um lote de raínhas fecundadas que posso usar em proveito próprio. Só voltarei a vender raínhas fecundadas quando tiver todos os núcleos cheios e estes saiam bem da Invernia, pois quero muito ter para mim próprio 400 raínhas fecundadas e só vender os extra’s.

Esta semana mais uma fornada de cerca de 100 realeiras entrarão quer em colmeias quer em mini-núcleos entre 3a e 4a feira, e uns 30 mini-nucleos re-povoados, esperando cerca de 20 outros núcleos formados e ainda levar para o Mato Grosso mais algus núcleos, deixando-o mais de meio preenchido!, ficando a faltar poucos para ter todos os 16 apiários totalmente povoados e só faltando o novo apiário Alentejano para 2017 ter todos os objetivos cumpridos.

Faltam poucos dias também para começar a ronda de limpezas às ervas e caminhos, que aqui exigem 2as ou 3 limpezas anuais.

E é isto…ah!, esquecia-me de que ainda está na hora de entregar mais uma vintena de núcleos. Parece que trabalho não faltará…

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s