Devido a;

Por estes dias tenho estado adoentado, com febres e uma amigdalite que me fez inclusive não fazer realeiras esta semana. Assim, vou-me dedicando à aprendizagem.

Quanto mais leio, mais apresentações vejo, mais vou ganhando a percepção de como é importante ouvirmos alguns subtis pregaminhos que a Natureza nos apresenta.

No caso desta apresentação que me chegou via partilha Facebook de um amigo, talvez (quase de certeza) que não compreendemos a importância de dar às abelhas a capacidade de escolha sobre qual a raínha desejada, em vez de lhes impormos uma solução única. Daí que na minha opinião devamos sempre que possível colocar 2as realeiras a nascer ao invés de uma (dando algum grau de liberdade) e daí que seja tão importante que apenas se recolham à incubadora as realeiras a 48h do nascimento, pois damos também às abelhas a possibilidade de destruirem algumas realeiras que elas sintam não serem de qualidade pretendida.

Ou seja,

Há que escutar as abelhas!!, e apesar das exigências da modernidade, não lhes passarmos por cima.

Cada vez me sinto mais tentado a adquirir e incorporar 2as linhagens de abelhas comprovadamente tolerantes à varroa no coração da minha exploração, e depois deixar de adquirir matriarcas, fazendo sim um protocolo de apenas 3 passos para escolha das que serão as mamãs das próximas gerações, e incorporando de 3 em 3 anos uma nova pontada de genética.

Mas isso obrigar-me-ia a alterar profundamente procedimentos e a ter de marcar e numerar todas as minhas raínhas, bem como 3x no ano estabelecer um protocolo de avaliação de infestação de varroa, e só funcionará se eu introduzir raínhas em todas as colónias fecundadas aqui no meu centro (que quase não é poluído com genes alheios), e ainda ter de deixar a introducção de realeiras nos mini-núcleos, para me dedicar de cabeça a vírgens marcadas.

Será que estou à altura de fazer isto e acompanhado por um livro genealógico que me permita manter registos sempre atualizados?

Interrogo-me se tenho essa capacidade…não sei se a tenho,

Mas se conseguir dominar o sucesso na introducção de vírgens por toda a campanha com +90% de sucesso, estarei um passo mais próximo.

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Devido a;

  1. José Marques diz:

    Caro Afonso
    Só podemos desejar-lhe boas melhoras, para que se mantenha em forma. Na juventude cautela e caldos de galinha, em geral, são suficientes. Pelo sim, pelo não, confirme com o médico.
    Precisamos da sua capacidade, em pleno, para que o Blog se mantenha vivo.
    Pelas minhas contas, actualmente, os Blogs apícolas nacionais e vivos contam-se com os dedos de uma só mão: 2 ou 3 de divulgação, informação e formação e 2 ou 3 de publicidade apícola.
    Todos são úteis e necessários aos apicultores.
    Há poucos anos havia muitos Blogs apícolas, uns bons, outros assim,assim, mas todos activados com grande entusiasmo dos seus promotores. Não sei qual foi a epidemia, mas morreram quase todos. Hoje restam os despojos arqueológicos, onde ainda podemos ir procurar artigos e comentários com muito interesse.
    Penso que estas são razões para que lhe peça para que se mantenha vivo e não deixe cair os braços !
    Saudações

  2. Este Blog é um pouco o meu Diário tb José,
    É para manter!!
    Já tive diversas tentativas de que eu coloque nele publicidade. Mas este blog é meu e dos apicultores. Conta sucessos e insucessos, planeamento e parte realizada. Por vezes não faço mais pois falta tempo, ou alguém que tire uma foto no momento certo.
    E este ano em Agosto/Setembro regressa o AbelhasPeloMundo…de volta ao Norte da Europa, mas será com viagem a ilhas de fecundação de raínhas.

Deixe uma Resposta

