Mais um Impacto!

A Varroa é como o Exterminador contra o qual o Harnold lutava…tem uma plasticidade que lhe permite tomar impactos, atrasamo-la um pouco, mas pouco depois estará de volta…

Assim, sem muito que possamos fazer a não ser incorporar e escolher as abelhas mais tolerantes, é chegada a hora de lhe parar o ciclo reprodutivo!

Qual o modo mais fácil de fazer isto?

Na minha opinião, a próxima semana é a semana que inicia o pico do fluxo a Norte do Tejo, na zona onde tenho as minhas colmeias. Assim se há momento em que trocar de raínhas é fácil é agora.
Portanto, a melhor maneira de atrasar as varroas é impedindo que se reproduzam.

Juntarei pois o útil ao agradável em 4 dos meus maiores apiários.

As abelhas já ocupam as alças que ocuparão até final…muitas ou poucas, daqui em diante é encher o que está e pouco mais.

Portanto, basta encontrar a raínha, tirá-la com 400gr de abelhas para povoar novos núcleos de fecundação…e no seu lugar deixar 2as belas realeiras abertas (48h pós translarve)!!, assim as realeiras dadas serão cuidadas e mimadas pela própria colmeia e nascerão 10 dias mais tarde. Uma pausa de postura de cerca de 18 dias ocorrerá e o moral da colmeia não deve ser muito afetado. Há ainda a vantagem de parar a producção de zangão, a taxa reprodutiva da varroa baixar e as abelhas poderem assim com menor esforço terminarem o seu precioso mel.

Tenho certeza de que as minhas realeiras serão a futura raínha?…não tenho, mas tendencialmente sim, pois nascerão bastante antes da concorrência e muitos dos estudos apontam para que 2as em cada 3 raínhas nascidas 24h ou mais antes da concorrência encabecem a colmeia. Além disso dou 2as realeiras colocadas em quadros diferentes, e portanto maximizo essa chance.

Usa-se assim a Natureza em nosso favor.