Depois da escolha…

Tenho por hábito deixar que as abelhas escolham e roam algumas, pois alguma idéia elas devem ter para o fazer.

Depois, recolhe-se o que elas nos dizem ser o melhor,

Exif_JPEG_420

E Não Tarda…há gente nova!!

5 respostas a Depois da escolha…

  1. Rafael Cardoso diz:

    Estou curioso com a situação que aparece no meu apiário. Vejo as abelhas em guerrra na entrada, algumas com zangãos e outras com obreiras. Eliminarem o Xangai parece me normal mas atacarem obreiras?! Já vos aconteceu?

  2. Provávelmente fome e pilhagem…

  3. Rafael Cardoso diz:

    Vou efetuar uma pulverização com sumo de limão a ver se acalmam os ânimos um bocado. Ajuda a baixar os níveis de varroa. Fome não me parece, todas as colmeias têm quadros com mel, bons quadros carregados, verifiquei uma mais fraca com pouco alimento à qual acrescentei um quadro com mel. Parecem-me pilhagens, é o mais provável. Alguma dica que ajude a combater? Alimentar ainda me aprece um pouco cedo. Estava a pensar só para Julho ou Agosto. Ainda há floração de silva e cardo por aqui.

  4. Não entendo o prquê de após se falar tanto sobre o como e quando usar o sumo de limão, e continuar a fazer estas asneiras!!??
    Axa que limpar a varroa forética (é apenas 18% do total) e ainda para mais com limão numa altura em que estes são escassos, caros e sem matar a varroa no ciclo reprodutivo serve para alguma coisa?
    E que tal começar pelo início, com uma boa formação? Aprender a fazer um teste à infestação…depois entender como, quando e com o quê pode tratar nas diferentes alturas do ano…ou seja, não começar a casa pelo telhado!
    E aí sim, depois de formado (é diferente de se estar informado)…colocar em prática os tratamentos alternativos. Até lá…o mais fácil é seguir as instrucções de um tratamento homologado!