5 meses em stress…

Não sei se é igual nas outras zonas do país, mas este ano aqui o centro da minha operação tem sido absurdamente atingido por stress que deveria ter começado a meio de junho e estar a terminar agora.

No entanto não foi isso que aconteceu, e desde 4 de Abril que as abelhas interpretaram como fim de Primavera e início de verão.

Os relatos dos meus vizinhos mais próximos é igual ao meu. A quantidade de percas também estão em linha com as que tenho. A falta de força dos enxames neste arranque de outono também não difere entre mim e os demais. E para já isso nota-se na % de capta pólen colocados e na quantidade de pólen a ser recolhida em cada colmeia que está a captar. Abril ainda se sente…e nesta zona só lá para o próximo mês de Fev ou Março é que estes efeitos de longo prazo deverão poder ser totalmente absorvidos.

A tágueda está demasiadamente adiantada, as abelhas demasiadamente atrasadas.

Num ponto, eis o único ponto que me alegra! – Os enxames que foram tratados para a varroa através de #enxame a nú”, estão a crescer mais depressa que os demais, mais vitais que os demais. Isto pode ser algo que vou explorar nos próximos anos, através da recolha de muita cera e poupança enorme em tratamentos.

Estou cada vez mais tentado a fazer uma apicultura mais minimalista, com menos custos, menos trabalho por colmeia e muitas alterações que me poupem o corpo.

Para já, espero que a chuva regresse, moderada mas fequente, afim de ultrapassarmos o mais rápidamente possível este verão prolongadíssimo.

A 17 de Abril escrevia “Que estranho…sinto-me deslocado!, com novamente a chegada à beira dos 30ºC que só deveriam aparecer daqui a 3 ou 4 semanas.“já era a 2a dose de calorasso de Abril…

 

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a 5 meses em stress…

  1. Marcos Rocha diz:

    Boa tarde.
    Já há por esses lados sinais da vespa velutina?

  2. Antonio Ferreira Malhão diz:

    Pois por aqui na zona de Coimbra vai de mal a pior.Pouca humidade,muitos núcleos a morrer com a varroa e agora muita abelha asiática para acabar com o resto.

Deixe uma Resposta

