Sem Amitraz Caseiro!

Era uma vez…

Já práticamente não se encontram à venda as formulações de Amitraz mais usadas pelos apicultores Tacktic/Sytraz/Acadrex. Algo que está a deixar a comunidade apícola aflita.

Não escrevo isto por mim, pois tanto se me dá!, por ser algo que experimentei mas que que nunca me cegou…

taktic

No entanto decidi escrever sobre o tema, e recupero aqui algumas palavras do Sr. Randy Oliver

“Our Situation

As I recently pointed out, there are signs that mites in areas of the U.S. are exhibiting some degree of resistance to Taktic’s active ingredient–amitraz. And since Taktic has been pulled from the U.S. market, some beekeepers are justifiably concerned that the EPA may stop looking the other way about them illegally using the product (Canada’s already hit one beekeeper with a hefty fine; no telling when some State enforcement branch will make an example of a U.S. beekeeper).

I’m freshly returned from the California State Beekeepers Assoc. conference, where Dr. Juliana Rangel presented the findings of her student Liz Walsh (who previously found negative effects on queens from residues of miticides in the comb). Liz recently found that field-realistic residues of amitraz in queen cell wax appeared to reduce the egg laying rate of queens reared in those cells. I’ve suspected something like this, since queen problems appear to have increased since the widespread adoption of amitraz as a miticide. Of further concern is that amitraz residues are increasingly being detected in U.S. honey. In any case, commercial beekeepers are (or I suspect will soon be) looking for alternatives to Taktic.”

Penso ser a voz a ouvir, e penso ser a altura de os apicultores abraçarem os tratamentos homologados e os orgânicos, mesmo que não sendo por devoção…que o seja por necessidade.

No entanto não posso deixar de colocar aqui bem patente a minha decepção com o baixíssimo nível da discussão que tenho escutado nos últimos dias, algo que me desiludiu imenso. Com as mais aberrantes propostas,

  • De um lado há os que querem dinheiro, axando que o Estado há de ser pai de todos e tem de lhes pagar os custos da apicultura, dando ambos os tratamentos homologados que a nossa infeliz lei obriga
  • De outro lado há os que querem fazer um cartel de importação ilegal destas formulações agora retiradas do mercado, criando um mercado paralelo
  • Há também os que axam que rendimentos passados garantem rendimentos futuros; ou seja, que se funcionou até aqui haveria de funcionar para todo o sempre, sendo utilizadores tão holísticos que não equacionam o uso de nada mais

Ou seja,

O que me deixaria muito feliz, era que em primeiro lugar a comunidade apícola fosse capaz de ganhar conhecimento para que a necessidade do uso de químicos de síntese fosse reduzida. Que os apicultores fossem capaz de se perguntar a si mesmos, qual a causa de terem sido retirados do mercado pelas próprias marcas? Certamente alguma “Não Inócuidade” terá sido relatada. E sabem-se de inúmeros casos de falha hepática em cães…

Seria de imenso apreço que os apicultores pensem em ter alternativas! E reconheço que a curva de aprendizagem vai custar muitos enxames a muita gente. Mas fosse hoje, ou no dia em que o Amitraz falhe…isso vai acontecer de qualquer forma. E o uso indiscriminado só faz com que esse dia chegue mais cedo. Já pensaram porque é hoje necessário usar 3 tratamentos anuais? Em 1990 (apenas 27 anos atrás) a regra era de 1 tratamento anual com fluvalinato (Apistan). Viram o que mudou em tão pouco tempo?

É muito bom que se páre para pensar um pouco…

Se alguém me perguntar se sou contra o uso?    A resposta será; de forma alguma! O que sou determinantemente contra é do uso abusivo, poix isso é prejudicial para todos. Pode-se comparar com o uso de Antibióticos. É que as minhas varroas fazem parte de uma comunidade de varroa que as minhas abelhas partilham com as dos vizinho e que por sua vez partilham com os seus vizinhos. Daí que ao surgir um fenómeno de resistência a determinado acaricida, este se espalhe rápidamente.

Valerá a pena pensar um pouco sobre isto!

 

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

6 respostas a Sem Amitraz Caseiro!

  1. apibeiras diz:

    O meu quadro sobre eficácia de acaricidas está a mais completo. Cada um que aproveite a informação como quiser. A minha primeira conclusão até ao momento é que vou continuar a usar somente tratamentos BIO, tal como faço há mais de 10 anos:
    https://apibeiras.wordpress.com/2017/10/06/eficacia-de-acaricidas-2017-v-4/

    Vou continuar a partilhar o meu estudo. Quem sabe possa servir de referência mais tarde. Na próxima (2018) vou incluir Fluvalinato para tirar outras conclusões.

    No entanto aconselho a leitura dos meus 3 artigos sobre o assunto em:
    https://apibeiras.wordpress.com/2015/10/07/varroa-3/

  2. Miguel Rodrigues diz:

    Olá Afonso eu gostava de começar a seguir pelo caminho dos tratamentos sem químicos mas não tenho nenhum tipo de formação sobre eles e lá está o amitraz é fácil de usar e aparece toda a informação sobre ele e eu não me tenho dado mal tratei no ano passado em agosto e só voltei a tratar este ano, tive uma boa produção de mel e de enxames

  3. Bernardino diz:

    Olá Afonso,
    Tomo as palavras do Miguel como minhas, eu também só fiz um tratamento este ano em Junho,
    tenho as colmeias limpas e prontas a meter alças, só espero que venha um pouco de chuva para que o eucalipto abra em força.
    Abraço, Dino

  4. Tudo isto que está a acontecer já aconteceu coma supona e significa que o problema está a agravar-se, tal como os antibióticos nos humanos. O homem e a natureza um link inseparável, até ao fim da espécie humana.

  5. Jose Serranito diz:

    Boa noite Afonso assino em baixo em quase tudo o que dizes só queria dizer que o Taktic ou o Sytraz não tinham autorização de utilização em cães… esses problemas renais que descreves é um pouco por o uso de uma substância que não foi concebida para o uso que lhe damos …. esse risco é transversal a todos os produtos …..

    • BRUNO SANTOS diz:

      Boas pessoal alguém me sabe dizer como e feito o tratamento à varroa com SYTRAZ quais a quantidades aplicar abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s