Serra D’Aire,

Hoje passei o dia na Serra D’Aire,

No imenso medronhal cujas flores dos primeiros medronheiros ainda irão demorar pelo menos mais duas semanas a estarem no ponto de trabalho para as abelhas.

Felizmente alguns urzes resolveram florir…e as abelhas estão agora a começar a responder. O total de baixas não vai variar das colmeias mantidas em modo convencional, e das 106 que iniciaram o verão, apenas umas 80 – 85 chegarão ao Natal como colónias invernáveis. No entanto é com enorme alegria que registo uma recuperação da cria, que na maioria das colmeias apresenta um par de milhares de abelhas a nascerem por estes dias e as raínhas a meterem ovos com um ritmo crescente. Todas as que apresentam neste momento 3Q de cria sólidos jão não me assustam, diria que metade delas! As restantes, espero que com as boas reservas, flores e bons cuidados e mimos do dono, cheguem dentro de poucos dias a esse limiar de massa crítica.

A varroa, que quando adquiri a exploração estava em 22%, está agora em cerca de 2,5%, sendo que lhes aviei mais uma tareia hoje, e é expectável que reduza a 1% neste final de mês…valor que me deixa descansado, tendo em conta as boas perspectivas de floração que deixará a Serra florida todo o inverno, e sendo que a mesma está muito perto das colmeias, permitirá que se o Inverno não endurecer demasiado, as abelhas estejam muito dentro do limiar de segurança no que a viroses respeita.

Exif_JPEG_420

Assim, mais uma vez, mostra-se que é possível e não é demasiado complexo fazer uma apicultura sem químicos de síntese…sendo apenas necessária alguma flexibilidade mental para aprender.

Espero que gostem das fotos…tanto como desfrutei do dia magnífico, por entre 2 bandos de perdizes, algumas dezenas de tordos e um belo de um faisão.

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s