A nascer…

Hoje tive de faltar à 1a reunião da AAPP (Associação dos Apicultores Profissionais de Portugal). Mas o motivo foi bom,

É que entre as obras do apartamento e as obras desta menina,

Exif_JPEG_420

nasce assim a casinha do pólen!

 

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a A nascer…

  1. apibeiras diz:

    Quem sabe se não ajudas a criar a “noção” de UPP para pólen, ou pelo menos de que é necessário distinguir de uma vez por todas cada uma das produções de produtos da colmeia: MEL, PÓLEN, PRÓPOLIS, entre outros. Isto em termos de produção está mais ou menos claro ou definido, pelo menos na minha opinião, mas no que toca ao tratamento da “extração”, “apuramento”, “conservação”, ou seja o que à melaria/UPP toca a questão dos produtos que não o mel, isto está bem longe de estar claro…

    Já agora, também tive que faltar à reunião da AAPP, pois a azeitona não se colhe sozinha… E teve que ser para acabar… Um abraço.

  2. Oi Cristóvão!
    A noção de UPP é uma coisa muito nossa.
    Noutros pontos da Europa uma UPP é uma garagem…desde que o equipamento para o mel seja em inox, haja àgua corrente e a hegiene do local comprovada pelo técnico…eis uma UPP, que nos outros 11 meses do ano serve para guardar o carro. O Apicultor após a inspecção (uma simples folha A4 com meia dúzia de cruzinhas e a assinatura do responsável da associação local), passa na associação e levanta os seus selos para os rótulos e…até para o ano! Se o técnico axar que algo está sujo ou não serve, a indicação é dada e o problema corrijido na hora!!
    Quanto ao pólen, infelizmente a lei é omissa!, mas uma “UPP” para pólen precisa sobretudo de ser um local lavável, com diversos pontos de eletricidade e que seja muito pouco húmido!!.
    No meu caso, com a proximidade da 1a Ton de producção anual, é imperativo que o local deixe de ser uma adaptação e passe a ter mais condições e menos movimentos estranhos ao que ali se produz. Um dos melhoramentos serão os carrinhos de pré-secagem, que permitirão poupar eletricidade, ter chão anti-derrapante, ter muita mas mesmo muita luz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s