Acima da Lei…estão os Cidadãos!

Por estes dias tenho tido muito pouco tempo para o blog, pois é hora de reconstrução e há uma série de coisas fora da apicultura.

No entanto tenho assistido incrédulo e via Facebook a post’s que apelam à vingança e destruição de colmeias dos colegas Espanhóis que cá vêm transumar. Quais demonstrações de xenofobia, e como se uma fronteira que é apenas linguística e desenhada em mapas fizesse as pessoas serem boas ou más…ainda para mais num país onde tantas e tantas pessoas vivem emigaradas.

A justiça entre cidadãos é o maior objetivo da lei! A igualdade de direitos entre países membros de uma União Europeia é o maior ganho que alguma vez tivémos.

Justica

Portanto, tudo isto está acima …muitíssimo acima da irascibilidade de alguns apicultores.

Sim, são conhecidos os problemas causados por apicultores transumantes, no respeito das distâncias consagradas na lei apícola.

Sim, é conhecida por demasia a falta de cobrança sobre os produtos cá produzidos na vertente apícola por muitos dos transumantes não Portugueses.

Mas cabe ao Estado fazer o trabalho de legislação…e legislação sem aplicação é igual a Anarquia. Anarquia significa;1. Sistema baseado na negação de autoridade.2. [Figurado]  Desordem ou confusão, motivada por falta de direcção.3. [Política]  Sociedade constituída sem governo.

Sem Título

Assim, e quando faz já muitos meses que a recomendação da Assembleia da República sobre a Rotulagem está à espera de legislação…

Espera-se e desespera-se que o Estado resolva ser um Legislador Competente e que faça cimprir essa Lei de uma forma Ordeira e digna de Bom Senso para todos os envolvidos.

Hoje em dia Não Há Desculpa!! pois cada apicultor tem as suas coordenadas GPS registadas no seu registo apícola. Assim, o Estado sabe onde estão e quantas são as nossas colmeias. Tem portanto o dever de apenas permitir a instalação de novos apiários fora da zona de exclusividade consagrada na lei, e tem o dever e a obrigação de por via tão simples como o e-mail, poder notificar os apicultores sobre a lei apícola e sua revisão (sempre que tal ocorra).

Se o Estado não tem capacidade…delegue!!…e pegue numa folha A4 de 25 linhas, que de ambos os lados tem espaço suficiente para uma lei apícola unificada, simples de ser entendida por todos e aplicável.

Quanto a nós apicultores…esta crítica é para nós também!…pois o Espanhol vem do lado de lá da Fronteira, o da outra região vem do lado de lá da montanha, o da outra freguesia vem da aldeia do lado e o seu vizinho está já do lado de lá da rua!!…isso não faz de nenhum deles seu/meu/nosso inimigo…faz sim um colega apícultor, que deve cumprir com o que a lei designa e pugnar para que a lei seja inclusiva, equilibrada, simples e capaz de ser um instrumento de ordem e boas práticas.

O apicultor da frente é um parceiro de Negócio, um Colega de profissão, tal como o do lado de lá da montanha ou o do lado de lá da fronteira. O nosso vizinho apicultor partilha comigo/consigo o interesse pelas abelhas e é portanto um aliado que pode ajudar a em”CONJUNTO” mudar para melhor o setor apícola.

Sem Título

 

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a Acima da Lei…estão os Cidadãos!

  1. Miguel Rodrigues diz:

    Parabéns Afonso pelo desernimento e pelos valores de vida que tens incutidos, pois muita gente só pensa em fazer mal aos outros e isso só cria efeito bola de neve
    Abraço e um bom natal

  2. José Marques diz:

    Olá Afonso
    Concordo consigo.
    O que acrescento é só a parcela que conheço. Até há 40 anos vivemos protegidos à sombra do proteciionismo económico. Relativamente à Espanha tínhamos, ainda, razões históricas e no presente uma potência cinco vezes superior. No campo da apicultura concede apoios substanciais
    por colmeia. Em algumas zonas da fronteira fazem transumância massiça e migratória, na primavera.
    Os apicultores destes locais criaram zonas protegidas que nem sempre resultam e que prejudicam portugueses e espanhois .Talvez quando em vez de cada uns puxarem para seu lado, puxarem no mesmo sentido, com respeito pelas leis, as coisas se resolvam.
    BOM NATAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s