2017 Revisão

2017 Foi sem dúvida um ano para mais tarde recordar! Pois o PIOR ano da História no que respeita a apicultura deve servir para perceber o que foi mal feito e como será ainda assim possível sobreviver a fazer apicultura com este padrão climático.

Valeu o pólen!, e não fosse ele o ano tinha sido no negativo, pois quanto a mel a colheita foi exígua…

2017 prometeu chuva vezes sem conta…e nunca a trouxe em quantidade. Teve 37ºC a dia 4 de Abril, e um total de cerca de 11 dias desse mesmo mês a rondar os 30ºC ou acima…2as vagas de calor que tudo secaram. A Primavera durou de 27 de março a 3 de Abril, altura em que as abelhas estavam épicas…e o verão penoso de 4 de Abril a início de Novembro.

Só Maio e Março foram amigos…e não fossem eles, e pouos enxames chegariam a 2018.

Para 2018, votos de 1a tonelada de pólen no sapatinho…que as entregas dos enxames aos clientes se possam cumprir na totalidade e ainda que…venha um daqueles anos em que até os postes das vedações dão mel! Mas há coisas que dependem de decisores, aos quais tenho muit pouca crença!, mesmo apesar das dívidas que S. Pedro tem para comigo e que transitam de 2017

mel6

A casa do pólen está quase pronta…amanhã leva reboco!

Assim que passe este vendaval e pouca chuva…volto ao modo xarope!!

P.S. – As minha possíveis matriarcas ibéricas que avalio desde o verão na Serra D’Aire, não me enchem as medidas…excepto uma que tem uma apresentação distinta. Será que das 106 iniciais consigo encontrar ao menos uma que me faça suspirar?

Aqui, das minhas já mais antigas, seguirei com 3 já confirmadas. Uma delas tem um par de filhas que fiz no outono para minha guia e que mantiveram as qualidades da mamã no comportamento em quadro, reservas de pólen e prolificidade! Será que vai ser estrela??…tomara já que o capta-pólen e as alças mo confirmem, pois aquele apiário não tem vizinhança e seria fácil fazer ali as 31 serem manas e darem assim uma linhagem macho para o próximo ano…

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s