Spring town!

Estamos na beira…da chegada da Primavera.

As previsões apontam para que dentro de uma semana as temperaturas subam um par de graus ºC e que o céu deixe de estar enfadonho e passe a estar mais alegre.

Esta é a nossa chance de termos o que preconizo poder ser uma das melhores campanhas de méis claros desde que tenho abelhas. Solos cheios, plantas atrasadas, muito trevo nascido, poucas varroas e colmeias compostas.

Importante é não deixar bloquear para não enxamearem…isto será feito com a retirada de quadros e finalmente serem feitos os tão desejados desdobramentos.

Com este maneio, espero ter todos os apiários do Agreste na sua capacidade máxima em termos numéricos, ficando apenas a faltar ter a suficiente cera puxada nas meias alças, para finalmente ser um “Elploração Madura” e pronta a render 100% do potencial.

A campanha do pólen está suspensa…mas bastarão 3 a 4 semanas de captação para os números depressa serem os desejados.

Tudo o que é planta está atrasada, as àrvores de fruto florescem a conta-gotas e a contra-gosto…parecem saber que a chuva lhes mina os filhos. As vinhas na sua maioria estão cegas, onde deveriam ter uma mão travassa de rebentos. O trevo não é demasiado, faltou a semente que não se formou no ano anterior…mas o que vem está soberbo de vida.

Eis o prognóstico do que espero ser uma curta mas boa campanha de mel, muito curta e sofrível de pólen e enxames de Primavera.

Aqui em casa, trouxe de Mafra a “Laranjinha”, não tive como levá-la para o campo, o carro não vai lá. Era uma raínha com 1Q de cria e reservas, 2Q cobertos com abelhas 3 semanas atrás…mimei-as diáriamente e são o meu barómetro de entrada de pólen. Já cobre 6Q e não tardará 15 dias para encher, mal nasçam estes 3Q de cria que foi entretanto compondo. Será que ainda vai dar 30Kg de mel??…espero que sim, e que mostre porque a recolhi e a pedi ao Luís para dela fazer filhotas.

Entretanto a Miss Mel foi trocada, ainda me deixou algumas filhotas. Só sigo dentro de 10 dias com novo translarve…sem bom tempo seguro…sorry mas não quero!!

Esta 4a que vem as raínhas dos apiários de Mafra, nascidas a 15/16 vão ter bela chance de fecundar…talvez tenha também esse trabalho ter sido feito na hora H.

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a Spring town!

  1. Miguel Rodrigues diz:

    Boa tarde Afonso
    Esperemos que a par da subida de temperatura pare o vento, pois aqui no norte Barcelos esta muito muito vento às abelhas bem tentao sair mas vê se a dificuldade que elas têm para trabalhar mas mesmo assim não desistem.
    Já tens previsões para a entrega das minhas ibéricas?
    Abraço

  2. Miguel…com este tempo não está fácil fazer raínhas! O problema nem é a realeira…é a fecundação de qualidade.

  3. Miguel Rodrigues diz:

    De qualquer forma eu aguardo, o tempo dá deus de graça….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s