Resumo a meia campanha!

26 de Abril. Tipicamente colocam-se as últimas alças. Mas tudo atrasou tanto que há apiários a levarem agora a primeira ronda.

A Sul, tudo bem embalado, pena 2017 nos ter presenteado com ano tão horroroso, a haver mais perdas do que seria suposto a repôr a que se soma o aumento de efetivo. Tal como em 2016 é uma época que se inicia demasiado tarde, com colmeias que até vinham embaladas mas que sofreram horrores nestas 7 semanas de muito mau tempo…e que agora sim, entram consistentemente nas alças e em modo canhão!

Há muita diferença entre as melhores colmeias e as restantes, e não me admiro nada se tal como em 2016 houverem no final muitas colmeias com 4, 5 ou 6 caixas de mel…e houver outras tantas sem nenhuma. Com os apiários a parecerem montanhas Russas. Não gosto…mas gramo com muito menos queixas de São Pedro do que no ano anterior.

Varroa, faz tempo que não lhe sinto o cheiro, com as amostras (excepto as dos apiários MPB) a virem a zero. Zangão limpo! Suspeito que o mau tempo que fez com que as colmeias que deitaram práticamente todas o zangão selado para a rua, antes dele nascer, e que até em muitos casos paráram por 2x a postura ou canibalizaram a cria aberta naquele grande aperto…e muita da varroa também não aguentou.

Menos mau que agora quase todas as colmeias capazes têm os ninhos desbloqueados, tendo eu colocado ovos na posição 1 e 10, garantindo 3 semanas desbloqueadas, também com a ajuda de 2as lâminas na posição 4 e 7. Pólen abunda, meias alças a serem puxadas depressa e já muitas compostas de néctares de trevo e laranjeira.

Mas vem novamente frio (13ºC previstos aqui para o meu cimo de mundo) e uma nova rega. O que quer dizer…3 dias de regresso ao bolo de inverno durante toda a noite e a 3 dias práticamente sem entrada de pólen. Foi por isto que não colectei pólen!…ou iria pagar a fatura logo de seguida, visto que só agora as reservas de pólen estão a 100% e há pelo menos 4 ou 5Q  forrados de cria aberta, com raínhas a colocar ovos em modo WARP!!

Esperemos pois que a soma das colmeias crescidas dê uma bela carrada de tambores de mel!

Quanto às raínhas, há agora uma leva delas a iniciarem postura. Fecundadas e criadas com a qualidade devida. São raínhas híbridas de Estalo!

Agora iniciei a feitoria das puras…ontem 50, com 46 iniciadas. Hoje 80 e amanhã novamente 50. Correndo bem, são realeiras suficientes para que os apiários do centro voltem a ter raínhas puras…para darem zangão a 2019.

De seguida a este mau tempo, farei algumas ibéricas para a periferia e híbridas da linhagem de pólen. Siga a bomba!

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Resumo a meia campanha!

  1. Eduardo diz:

    Afonso pões ovos na posição 1 e 10 e k fazes ao qd c estava nessas posições normalmente cheios de mel! levas para casa?

    • Saltam da colmeia com as abelhas aderentes e vão dar núcleos. Geralmente têm um pouco de cria do lado de dentro. Reservas já têm nas meias alças, e garanto que o ninho fica 100% de cria. 58 000 alvéolos no ninho e maiscerca de 10 000 na 1a meia alça. Mais que suficiente para uma belíssima raínha, mesmo que a taxa de ocupação seja de 75% de 68 000…sao aprox 50 000 crias, / 21 dias…dá uma postura superior a 2 000 ovos por dia, e meias alças com pouco pólen, mas bem cheias de mel.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s