10 de Junho!

Hoje, manhã de 10 de junho, vesti roupa de trabalho de campo logo cedo pela manhã. Cheguei à porta a pensar de encontrar um dia farrusco mas de campo e com a volta planeada…Lixei-me!

Chove desamparadamente, e vamos já ao que julgo em 7 dias de consumo de reservas em vez de ser de acomulação. A soagem está a uma semana do final. Vale que a última floração de silvas e orégãos estão a menos de 10%…e certamente que as àrvores estão cheias de afídeos.

Tenho a volta do Oeste para fazer, tenho muitos núcleos de fecundação com raínhas já com cria selada e prontos para a última duplicação antes do verão chegar…tenho o início da cresta que apenas aguarda a carrinha e que talvez tenha de ser feito sem grua, com os primeiros 7/8 tambores de mel para serem colhidos assim que a temperatura suba. Ideal seriam 28ºC a Sul dentro de 10 dias…para colher e levarem com o Timol e um pouco de alimento anti-stress. Isso feito e há que voltar lá com alças ainda húmidas, pois o sobro deve melar junto com o cardo, pois com este tempo os afídeos são certamente mais que muitos e os insetos predadores estão muito atrasados.

A ver se o Agreste tb melará com as silvas e flores de verão. Um dos apiários tem 3ha de alfalfa prontos a florir e a menos de 200m…foi cortada e está já com mais de palmo. Outro, tem cerca de 7ha forrados a erva sapa que nem a meio vai. Assim que aqueça…deve melar com força, pois as raínhas novas já estão na 2a/3a ronda de cria, as colmeias devem ter perdido por completo a febre e gado não falta. As flores de silva são este ano maiores, com o rosa mais vivo, com as lanças mais compridas e verdes.

Últimas meias alças e mais 80 sobreninhos Lusitanos vão para o campo! Se voltar a humedecer…até as alças que vou crestar no Alentejo irei ter de lhes dar.

Ainda falta fazer meio cento de enxames!, e o Mato Grosso só terá acesso de carro lá para meio de Julho…ainda volto a dar alças ao ombro.

Há apiários prontos a serem roçados pela 3a vez…uma enormidade de trabalho. Uma alegria!

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a 10 de Junho!

  1. Eduardo diz:

    Afonso aki no norte ta um inverno….chove k se farta….Hj tive k ir alimentar uns nucleos k tenho na serra e estavam 10° ! O ano passado neste dia esta vam bem acima dos 30°!

    • Pois o ano passado aqui foi miséria total no mel…prefiro assim, com humidade no chão melarão todo o verão e a tágueda entrará gorda…arriscando-me nessa altura a fazer 1 ton de pólen em 15 dias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s