Redução!

O fluxo de néctar terminou vai para mais de uma semana.

Os apiários de núcleos estão em modo Super Star graças a um trabalho quase diário de preparação e fortíssima estimulação para que atinjam a massa crítica ideal para Invernar (3Q forrados a cria selada ao primeiro frio) e pelo menos 2Q forrados a pólen coberto por xarope.

Assim, hoje e amanhã em um dos apiários e ontem e amanhã no outro, é dia de “Bar Aberto”…paga o chefe!!. Têm 2 dias em que podem comer como no Tromba Rija…tudo o que consigam levar para casa é seu.

Há ainda que começar a reduzir a carga de abelhas, distribuindo algumas dezenas de núcleos por outros locais. Assim, arranca-se ainda de noite para reduzir a carga de abelhas e permitir que a escassez de pólen afete o menos possível os núcleos.

Mas o trabalho não termina aqui…e assim que o frio bata com força, antes de os enxames se fecharem em bolo Invernal com as muitas jovens abelhas nascidas na 1a metade de Novembro…Pasta pra cima! Este ano será à bruta mesmo, pois em Fev/Março há 60ha de colza a chamarem por elas.

Mas se o tempo deixar…ainda terão mais 1 presente, em forma de pólen.

P.S. – Os dias têm estado de tal forma bons e sem vento que há raínhas a fecundarem com apenas 72h de nascidas. É o rugido do Outono…e o adivinhar da chegada do 1º frio. O presságio dos tordos não falha!!

P.S.2 – Ainda não foi este Domingo que vim da Serra sem nada ao cinto…prometi ao meu pai um Torcaz, e cumpri, só não foram mais porque um outro foi mais esperto que eu, outro desceu a Serra com as asas em V e nao vi onde caíu…e mais alguns a que não atirei pois iriam certamente caír chumbados devido ao nº7 não ser o mais indicado.

Falta mais 1 pato 1 coelho e 2 perdigões…e daí em diante só atiro a galinholas e aos sarapintados. Frigorífico de caçador degustador só pede a caça que come!

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Redução!

  1. Carlos Figueiras diz:

    Olá Afonso,
    Tenho as minhas abelhas todas em núcleos, e na primavera quero desdobra -las, o que aconcelhas a fazer. Estimulo as durante o inverno? Só estimulo perto da Primavera? Etc…… E que marca de alimento devo usar?
    Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s