Semente!

Tal como faço há vários anos (excepto quando estive fora do País), tento não passar ao lado da ecologia, nomeadamente floresta.

Desta feita, como um dos ribeiros junto a 2 dos meus apiários teve todos os salgueiros (pussy willow) extintos com as práticas agrícolas dos anos 70/80/90, decidi juntá-los ao menu do ribeiro, re-introduzindo.

Desta forma temos os salgueiros negros (Que se propagaram de 2 exemplares apenas), temos um par de chorões (suspeito serem alguma forma híbrida) e plantei 5 salgueiros dos que são mais favoráveis às abelhas.

Os freixos sempre recuperaram bem sozinhos nesta zona e há bastantes.

Só me falta no próximo ano arranjar alguns amieiros para que a recuperação da margem fique concluida.

Depois, quando a minha cabeça se for enchendo de mais cabelos brancos ele haverão crescido e propagar-se-ão sozinhos. Basta que os deixem em paz!

Talvez seja das coisas mais gratificantes. Plantar uma àrvore com alguns cm’s apenas e anos mais tarde poder abraçá-la, ver um ninho cheio de vida, colher fruto ou sentar-mo-nos à sombra num daqueles dias quentes.

Tenho 35 anos, e plantei a primeira aos 8. Farão 27 anos dentro de 2 meses!

Uma àrvore é apenas uma àrvore em muitos casos. Mas quando uma àrvore foi plantada por trisavô e atravessa 5 gerações…deixa de ser apenas uma àrvore! Passa a conter história.

Tenho algumas assim. Estimo-as e faço votos de conseguir entregá-las à minha filha vivas. Continuar a comer os frutos que o meu trisavô plantou..Essas àrvores são parte da nossa história, e tentarei transmitir isso mesmo à Anna (minha filha), tal como continuar a cada ano a promover pequenas acções de plantação.

Abraço a todos!!

P.S. – já era tempo de caírem uma gotinhas do céu. As plantas estão incrívelmente adiantadas. Imensas àrvores prestes a enfolhar já no final deste mês. Excesso de horas de luz dá nisto. Se vem folhas e gelo = já foste! Os cabeços começam a ficar secos demais…vale ainda os dias curtos e a humidade condensada pela noite.

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Semente!

  1. Já agora uma pequena pergunta de amador, quais são os melhores os salgueiros mais favoráveis para as abelhas? preciso de plantar alguns também. Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s