Pode ser algo bom!

Este Inverno de 2018/19 é o primeiro que me recorde…que pura e simplesmente não apareceu.

Houve sim um Outono continuado desde o início de Novembro, em que a chuva chegou por 4 semanas consecutivas. Algo que fazia bastante falta nessa altura.

Do início de Dezembro para cá, tem sido uma acalmia…com 2 ou 3 dias de mau tempo e vento aqui e acolá…com uma ponta de geada aqui e acolá…mas nada de significativo.

Assim, se houver Primavera…e tal como não tive medo de tentar a minha sorte na previsão do Eucalipto…também tentarei o mesmo para a Primavera que se segue.

Axo que teremos um início fantástico já em Fevereiro, com as 50% melhores caixas a pedirem desdobramento dentro de 1 mês (fim de fevereiro), o que será uma lotaria!!

Porquê??

Pois tudo o que pegue nessa altura, e será quase de certeza uma caixa cheia com meia alça no 25 de Abril, permitindo que tenhamos todo o efetivo completo e perdas compensadas já de início e permitindo ainda incremento já bem cedo. No entanto há um enorme risco que diria de 50% de um Março e Abril chuvosos e frios nos deitarem a campanha por àgua abaixo.

Na minha opinião isso não acontecerá, e com as flores demasiado perto de desabrocharem todas ao mesmo tempo e muito cedo (fev/março), estarei muito mas muito mais preocupado com alguma onda de calor que entre cedo e com seca generalizada logo na entrada de Maio.

Axo que teremos um Verão muito muito longo…e espero estar enganado quanto a isto. Mas temo por tal.

Parece-me no entanto que teremos campanha de pólen de Primavera (espero ter cerca de 200 capta-pólen postos por 6 semanas…3 + 3) e que não será um grande ano de mel mas que será suficiente, com muitas colmeias de 1a/2as alças apenas, mas com esse espaço cheio.

Será sim o ano de todos os enxames…e como tal muita varroa no verão, mas sobretudo uma baixa incrível nas vendas de núcleos…que terá de ser compensada com pólen e mel da transumância. Até porque o limiar de preço dos núcleos está neste momento muito espremido e não compensa vender abaixo de 60Eur, pois fácilmente se produz muito acima desse valor e se fica com mais uma unidade. Vejamos; (nuc de abril com 5Q…10kg de mel e 2kg de polen = 50eur)…portanto nem é preciso produzir grande coisa para compensar.

É arriscado dizer tudo isto…às vezes sai tudo do avesso!!

Fica o vídeo de outras latitudes…outros maneios possíveis em zonas muito mais previsíveis e com muito mais horas de colheita…

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s