Pirómano!

Pirómano é o Apicultor que adora ver uma colmeia explodir de cria  🙂 e será que precisamos de licença para tal?? 😉  É que com a nova lei do fogo…mesmo estando a chover e nós a fazer umas brasas para assar um carapau e temos direito a presente por parte das autoridades.  Como se fossem leis parvas que evitassem fogos!! Não entendem que é educando que se diminui o número de ignições, fazendo o tipo certo de gestão florestal tanto das espécies como no seu maneio que se diminui a àrea média de cada ignição.

Adiante!!

Se possível…9..10…12…14 Quadros destes lá mais para inícios de Abril.

 

 

E a mana..a anterior e a seguinte tb eram iguais.

 

É caso para lhe dizer, Sra Raínha…como tem passado?

Como cá somos República, pode ser para os vizinhos!!

R: Muy bién..gracias. Y un saludo a los apicultores de Portugal.

P.S. – Práticamente deixei de falar sobre “raças” de abelha. Axo uma completa tolice perder tempo com discussões que não levam a lado nenhum. Não tenho tempo para isso e como tal prefiro ficar no meu canto a fazer o que sei. E está repetidamente a dar neste cenário. Não é raça!! É um conjunto de genes reconhecidamente mais produtivos que se usa a nosso favor. Fazendo sobressair os que melhor se adaptam ao nosso ambiente. A incorporação de genes que não tinha, resulta agora em colmeias que me dão muito mas muito menos trabalho e me produzem muito mas muito mais. Dou o exemplo do pólen, em que a 1a colheita às 65h teve apiários com média que deveria ocorrer apenas ao 9º dia em diante. Não vou alongar mais o tema…costumo dizer que dá para todos!! Apenas deixo testemunhos de resultados de um trabalho que demora anos e em que a quase totalidade desiste antes de colher frutos.

Abraço a todos!!

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a Pirómano!

  1. Francisco Gomes diz:

    PS…. mais nada está tudo dito…
    Abraço

  2. Daniel Silva diz:

    boas Afonso, e as iberensis como se estão a comportar?

    • Bem,..até arrancam mais depressa do que estas..só que agora ou são divididas ou elas escutam o encanto das àrvores. Estas aguentam mais um bocadinho esse chamamento da Natureza…além de fazerem mais um bocado de abelhas. Nas transumantes vale tudo..nas do eucalipto só servem as nossas. Nos restantes 14 apiários, prefiro estas de muito longe.

    • Daniel…só para rematar. Uma colmeia destas tem a nascer no espaço de uma semana cerca de 12 a 14 000 abelhas…imaginas o que faz isso a uma caixa? Dentro de 3 semanas são mais campeiras do que um ninho reversível tem de abelhas. Houvesse flores e bom tempo…e metem sobreninho e 2as meias alças de mel antes de eu terminar de lavar os dentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s