Really!?

É sempre com agrado que vemos que o nosso setor está a ser alvo de um maior apoio…mesmo que a UE acorde antes do Governo!!

volume de apoio e notícias

No entanto será que é despejando mais dinheiro da mesma forma que algo irá melhorar??

A resposta é claramente um “NÃO!”

Mas do que precisamos afinal??

O que precisamos é que o dinheiro chegue ao produtor e de o deixar depois investir onde sinta necessidade…em vez de irem administrativamente fazendo o mesmo ser gotejado. Pois tal como a chuva, se a gota for fina demais, perde-se na atmosfera antes de tocar o solo e infiltrar.

Da mesma forma que não faz sentido apoiar da mesma forma um profissional e o apicultor de 5 colmeias, pois são casos diferentes…tão diferentes que se torna fastidioso ter de os explicar.

Diria que precisamos sobretudo de organização ao escoamento, precisamos desesperadamente de uma marca com garantia de origem que seja reconhecida lá fora, precisamos que muitas regras (distâncias, apiários e sua organizaçao…etc, sejam trazidas para este século), precisamos do tema da rotulagem resolvido de uma vez por todas. Isto sim seria chuva grossa que faria crescer a atividade muito mas muito mais do que um regador de euros.

Depois que esse dinheiro fosse sim usado para termos análises acessíveis, técnicos de fato vestido em quantidade e a apoiar no maneio (exemplo, se o apicultor partir um braço ter ali quem lhe valha um par de meses), termos apoio para limpeza de apiários com máquinas, criação de bebedouros, ter apoio na aquisição de arpas. Ajudas sérias para os transumantes, sobretudo aos profissionais.

Tudo dinheiro fêmea…tão diferente do dinheiro macho que se gasta continuamente a combater varroa e que dura quando muito 4 meses…sendo esfumado.

E certamente que neste rol de medidas imediatas, baratas e que permitem evolução rápida e eficaz, me terei esquecido de outras tantas…como a redução do uso de herbicidas, sobretudo no setor público!!, onde tal seria acima de tudo uma medida de saúde pública.

 

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s