Sobre Alimentação!

Digo isto vezes sem conta a muitos apicultores..

Estamos no Inverno, e fora da zona de Eucalipto ou dos Trópicos Algarvios…no resto do país é miséria na certa.

Assim, e esta é a minha opção; Antes de ter vindo o frio (2a metade de Outubro) dei cerca de 3kg de xarope por caixa povoada, afim de elas terem reservas não cristalizáveis abertas e prontas para consumo. E assim que entra Novembro terem de que se valer. Mas agora é tempo de humidade, e o que não falta por aí é tretas para vos abrirem a carteira, qual machada a rachar lenha!. Optem pelo seguro, que é pasta…sim, pasta branca, seja Apifonda ou Fondabee ou outra igual. Tudo o resto é magia invisível!

De bons proteicos, e caso vos seja económicamente viável, também nada a inventar. Um Megabee ou Ultra-bee pro. Mas atenção que as 2as aplicações (necessárias) custam 5Eur/colmeia + 4 kg de xarope e o teu tempo…portanto fica em 10 Eur/ colmeia. Daí que só se valer a pena de certeza…visto que mais cria implica mais varroa, e portanto talvez mais tratamentos.

Daí que…a não ser que recebam por polinização paga…não vejo viabilidade!!

Agora…se não souberem o que fazer com o dinheiro, aí a conversa é outra!! e terão certamente as colmeias mais lindas no fim do Inverno, de que se poderão gavar aos amigos, e tirar lindas fotos. Mas nada mais do que isso!

Eu prefiro a tradicional pasta, e deixar que morram as abelhas que tiverem de morrer e que vivam as que tiverem de viver. Pois elas mostram quem é apto e quem não é. E ter lixeza a ocupar caixas, Não Obrigado! Quero tudo na devida altura…pois ter razão antes do tempo é igual a estar errado, que se resume em falido!

Entretanto…há-de ser Primavera! As boas dirão quem são, e deixarão descendência que enche caixas em menos de um piscar de olhos. E como sempre, faltarão caixas, tempo e vontade. Não faltarão abelhas boas que claramente digam quem é trigo e quem é joio.

Olhem pela vossa carteira, pois o que não falta por aí é tentadores e milagreiros. Que também olham para a vossa carteira, mas não pela vossa carteira.

Claro que há excepções, e se vierem pedir colmeias para polinizar e deixarem 25 eur por cada uma delas…não me importo de com cada uma delas gastar os tais 10 Eur se no final houverem encomendas de enxames. Ou se for zona de Eucalipto que mele, ou de algum mel que entre cedo.           Mas uma excepção é isso mesmo…não é regra!!

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Sobre Alimentação!

  1. António Cardoso diz:

    Excelente dica para nós novos apicultores! Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s