Fase sensível,

No Inverno, e sobretudo num ano como este em que as condições estão a ser assombrosamente positivas para o desenvolvimento dos enxames , há que compreender que algures num futuro próximo, há um momento de 3 ou 4 semanas na vida dos nossos enxames que são extraordináriamente importantes para o que será o nosso ano apícola.

Se nessa fase em que o enxame terá práticamente todo o ninho forrado a cria (um bom enxame faz 14Q lusitanos de cria em ninho e sobreninho) e em que estamos muito a tempo de poder levar com uma vaga de frio Àrtico ou com 3 ou 4 semanas de chuva ininterrupta, o que seria um início de ano positivo, pode de um momento para o outro passar a ser enxames em fome crónica e cria morta por frio.

Neste âmbito, estar atento às previsões climatológicas e garantir que temos em casa 1 pacote de pasta por cada caixa que possuimos é sinónimo de prudência.

Este ano optei por sobre-alimentar em vez de sub-alimentar. Garantindo que em momento algum falta o tal cobertor de hidratos de carbono às minhas abelhas. Porque este ano quero méis claros, axando que o ano será bom e que terei alças carregadas logo cedo.

Neste momento o enxame médio consumiu cerca de metade do pacote. Isso não quer dizer que esta última parte dure o mesmo tempo, pois agora há mais bocas a alimentar e há muito mais abelhas dentro do saco. Tipicamente a última metade dura pouco mais de 10 dias.

Outra estratégia que funciona muito bem, é a de se usar o saco vazio sobre a cria e entre os quadros e a prancheta. Isto porque o plástico é um excelente isolamento térmico, e aquele centro da colmeia sente-se muito mais confortável se coberto por esse mini-poncho.

Continuarei a falar-vos de abelhas neste Inverno.

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s