Eis…

Eis o início da transumância!

Hora do Rosmaninho…

Serão apenas 2as cargas, num total de 96 colmeias ao monofloral. Outra carga mais pequena ao multiflora clarinho e trevo azul. Esta carga já está ao lombo da carrinha.

As colmeias estão prontas agora para que o grosso dos desdobramentos seja feito. E como não preciso de muitos mais enxames, há que ser criativo e fazer o possível para que a producção de mel seja boa e que já já comece a meter os capta-pólen a servir. Deverei fechar os primeiros antes do final do mês…só colocarei 220.

A previsão aponta tempo seco até final de mês. E até lá não faz falta chuva.Já em Março e Abril a história é outra…e umas pingas repartidas são a diferença entre um ano em que até os postes do telefone dão mel, ou um ano de peido florido.

Começo 2a que vem a nova volta, e estou 1 dia de atraso em relação às necessidades de tempo. Tenho de encontrar 1 dia algures!! Vou procurar no calendário se há alguma semana com 8 dias, pois há que dar ao corpo 1a folga após 15 dias duros..não se pode passar 4 semanas até que uma folga se presenteie…há que forçar a coisa!!

Os javardos continuam a estragar. Hoje outro apiário completamente  lavrado. Menos mau que não tem lameiros. No entanto não é nada divertido ver os blocos revirados, ver um núcleo que havia ficado vazio a servir de brinquedo ao bicho. Parece que se estão a meter com o ganha pão do apicultor de forma demasiado séria. Algo tem de ser feito… ainda hoje descobri outro grupo de porcas que parece ter sincronizado os nascimentos, e andam em grupo com mais de 15 bacorinhos listrados. Muito giros!! Sim, mas dentro de 2 meses, perdem as listas e serão  15 cavadores mais. Passámos de 7 porcos em 2010 para mais de 200 em 2020 aqui na minha Serra.

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s