A hora de:

A hora da lâmina de cera ao centro está a aproximar-se!

É em muitas colmeias a única lâmina completa que levam durante toda a campanha. Estão alguns de voçês a pensar “O gajo é um bocado louco”…mas não passa de loucura saudável.

Não é imune o facto de saber que na primeira semana de Abril o fluxo quebrará, e portanto tenho de aí ajudar as Maias a manterem uma postura condizente.

Para tal, nada melhor que uma chouriçada na varroa (no caso serão 7g de Timol) que entram muito muito antes da colheita e por isso não deixam odores no mel (falamos de 50 dias antes da 1a colheita..e 80 antes da colheita geral) e a colheita de 1Q de cria aberta com abelhas aderentes (para diminuir o stress interno e fazer bombas de abelhas alimentadas a pasta). Isto implica que após saír a esponja, diste 1 mês de mínimo a arejar. Mais coisas de bom maluco, ceras boas em quadros velhos e feios!!..mel a tomar ar, abelhas sem stress, pólen a saír e raínhas a serem rejuvenescidas em modo warp.

20200306_081342

A cera é na sua maioria cá da casa!!, é boa..

Assim se continua a bulir, a fechar os capta-pólen para aproveitar as semanas de tempo seco que entram e a promover o que se puder para mel e enxames.

Esta chuvinha foi boa! Mas dentro de pouco tempo será passado, pois a erva está grande e exuda muita transpiração.

O pólen de chocolate 😉 ainda durará uns dias…depois será o multi!

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a A hora de:

  1. Miguel Rodrigues diz:

    Boa noite Afonso como aplicas os cristais de timol?
    Obrigado cumprimentos Miguel Rodrigues

  2. Miguel Rodrigues diz:

    Obrigado

Deixe um comentário