Alentejo

Hoje no sul entrava néctar a garrafão…

As novas raínhas estão em processo de fecundação (já deviam estar adiantadas, mas o tempo não quis) e como lá por baixo não houveram colapsos pela abundância da zona, os números das varroas estão muito melhores que aqui no Oeste. Ainda assim, resolvi deixar tudo muito próximo do 0, visto que a grande maioria dos enxames não tem ainda cria selada e permitem limpeza.

Se por lá o Maio for bom…há condições para que o ano seja acima da média! Mas num dos apiários o trevo é muito e o mel não deverá chegar à monofloralidade de Rosmaninho. No outro sim!!

Também apanhei hoje o pai de todos os enxames!! Em que um grande enxame primário havia recebido seguramente reforço de um par de enxames secundários. Isto porque nele vi diversas vírgens e uma fecundada. Básicamente uns 6 a 7kg de abelhas! Como já não tinha caixas e até tenho um núcleo emprestado…lá desenrasquei um núcleo a modo engenhoca..  Básicamente encheu o núcleo, o espaço entre prancheta e telhado, e deu um telhado cheio para reforçar outro enxame que havia sido feito com realeira.

Quanto à flora, o trevo vai manter-se acima do normal por mais 2 semanas, o rosmaninho está a lançar muitas cabeças novas e as silvas estão atrasadas e muitíssimo viçosas. Bom augúrio!!

Aqui no centro, vou aguardar que a temperatura suba um pouco para ir às alças e tirar um pouco de pólen. E para dar mais uma taraulada no carrapato e cortar de novo a erva ao redor das colmeias. Vem aí trabalho!!

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s