Meteorologia

A previsão continua a apontar para dias de chuva e chuviscos entrevalados com dias mediocres e sem suficiente insolação.

Tudo está verde, as abelhas começam a recuperar do Abril ventoso, frio e sempre chuviscoso, mas muito longe de ser tempo bom para as abelhas.

A temperatura deveria estar agora em 22 a 25ºC, uns dias sem vento, e um par de trevoadas bem chovidas de Maio.

Mas não é nada parecido com o que temos…e teremos! 2 dias bons, seguidos por novo agravamento e previsão de temperatura de Março em seguida.

Parece que entraremos Junho em modo verde, mas com 2/3 de floração passada, colmeias de novo cheias de cria mas sem pingo de mel. O que pode não ser péssimo se junho for pouco ventoso, com a cardicha a entrar com reservas e com os orégãos, silvas e afídeos a serem o último bastião possivel de 1a meia alça de mel.

Como em tudo há excepções, e hoje uma mega surpresa à beira tejo, num apiário que tem trevo azul a crescer, a embuchar e 10% já florido. Muito trevo azul, chão pobre, um incêndio apenas 2 anos atrás. E o resultado é colmeias já na 5a meia alça, e raínhas com 1 mês de postura a perderem-se de loucas!!, que se isto continua fresco e húmido, terminarão no céu. Havendo fluxo sério fazem mel, e bastou 2 dias de colheita para as melhores encherem 2 meias alças e ninho de cagule. Ou seja, se chover daqui a 1a semana como se prevê, ainda me pedirão no pico de floração e postura (aos 60 a 90 dias de vida) , pelo menos mais 20 meias alças, o que dará num ano que no geral é mau, um apiário excelente, e a possibilidade de ir ao trevo com um camião de alças. É que mesmo as 3 ou 4 mais atrasadas já têm 4Q de cria e dentro de 2as semanitas nascerá e farão rápidamente ninho cheio e alças vibrantes com os primeiros calores.

Hei-de morrer a dizer que uma exploração demasiado especialista é um problema. Diversidade de localizações, climas e flores garantem sempre que a nossa curva de produção nunca é óptima…mas que também há sempre um produto, um local ou uma floração que nos coloca a comida na mesa. Este ano a Sul, depois de no ano passado ter sido o Oeste.

 

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a Meteorologia

  1. Carlos Figueiras diz:

    Olá Afonso,

    Como estás de mel no Alentejo?

    Eu tenho umas colmeias na zona de Montemor que estão a querer mais meias alças, mas como já não tenho nem cera puxada nem meias alças e com o tempo como vem….não sei se ei de comprar mais meias alças, o que achas?

    Bem uma coisa é certa, perder não perco nada, só corro é o risco de mais tarde virem uns calores valentes e ver a cera estampada derretida.

    Abraço!

    • Axo que farias bem em comprar mais algumas…mas menos do que pensas. Ou Seja, tendo tu tudo cheio, metes 1 meia alça por baixo das outras, mas moves 4Q cheios da colmeia do lado. Assim, a cada colmeia caberão só 4Q novos e com lamina no centro da meia alça que está cima da cria. Nem arriscas dinheiro nem tens tanto ganho potencial. As minhas não as vejo faz tempo…mes se encherem o que deixei, já fico suficientemente feliz…e como não tenho lá soagem, so mesmo rosmaninho e tomilho…nunca dão tanto como aí! Outra opção é crestares o mel selado e no dia seguinte colocares esses quadros por cima.

  2. Paulo Nunes diz:

    Boas Afonso
    Começei a ler o teu blogue desde o inicio e reparei que compras-te umas abelhas Buckfast. O que são feito delas?
    As tuas abelhas são nativas, são Buckfast ou são uma mistura das 2 raças?

    • Olá Paulo,
      A maioria delas é hoje em dia uma mistura de ambas que vou eu escolhendo de entre as melhores. Houvesse um mercado de produtos da colmeia tão organizado como noutros setores e haveria um muito mais forte incentivo económico que permitiria tempo para seleccionar mais, fazer melhor e manter abelhas como a buck em estado puro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s