Cresta a Norte do Tejo!

Hoje, 06 de Julho, a cresta saltou finalmente o rio para Norte.

Comecei pelo mel do Trevo Azul, e não estava mau de todo. 15 núcleos de Primavera renderam 14 meias alças e 3 sobre-ninhos razoávelmente cheios. Pena aquele escaldão no pós chuva…ou teria sido um ano gordo naquele pequeno apiário.

À medida que caminhamos para os apiários mais próximos ao clima marítimo e com mais altitude, espero que a quantidade de mel por colmeia vá subindo, pois há uma variação de 4ºC ou mais e portanto a onda de calor impactou menos, sendo até positiva.

Não vou dar muito descanso ao Tiago..pois é ir recolhendo o material, e re-colocando os quadros de ninho e 1a meia alça a cada colmeia forte. A maioria tem 7Q com cerca de 70% de cobertura de cria. Uma imensidão para esta altura do ano…onde seria normal haverem 4Q/5Q com 50% de cobertura de cria. É literalmente o dobro das abelhas para o re-arranque!

A varroa este ano pede knock down’s práticamente em cada visita, algo a que não é alheia a continuidade de cria de zangão que vem desde o Natal passado, apenas com aquela pausa em abrupta travagem no mau tempo de Abril e muito apicultor que nas vizinhanças terá desgostos com o carrapato já de seguida, pois a enxameação foi tardia e a cresta será ela também tardia. Muito tempo portanto para que o carrapato as colapse…Darão por isso no final de Agosto.

Vou portanto continuar o trabalhinho, a cada madrugada e a cada anoitecer. Durante o dia..não se pode com este calor. Há que poupar os rins e já não tenho 20 anos.

Conselhos para o maneio? depende do vosso nível de varroa…e não lhes faltem com o alimento logo no dia da cresta. É que o fluxo vem a menos e com muita gente nas colmeias…todos comem!! Outra coisa que não vos aconselho com este calor é desdobramentos tardios…há muita possibilidade de correr mal, e matarem mãe e filha. Mas cada um sabe de si…

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s